O diagnóstico de enfermagem segundo a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) é parte do processo de enfermagem utilizado no ensino de alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas. Vivenciamos a implantação da sistematização da assistência de enfermagem num hospital escola de Campinas desde cerca de dez anos. Após reavaliar o ensino e buscar dados sobre a assistência, verificamos que os alunos de uma forma marcante, relatam a importância do aprendizado desse conteúdo e a aplicação na prática. Entre os enfermeiros assistenciais a importância da classificação da prática de enfermagem e a nomenclatura diagnóstica são reconhecidas. As maiores dificuldades encontradas no processo de enfermagem referem-se à classificação diagnóstica e a evolução/avaliação da assistência. Consideramos que existe uma motivação crescente na utilização da classificação diagnóstica, no entanto ainda existem vários desafios em direção ao raciocínio clínico, à precisão diagnóstica e refinamento dos diagnósticos já utilizados.
One of the major aspects of Nursing Process used in nursing graduation courses is Nursing Diagnosis according to North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). We've experienced the implementation of systematic nursing care in a school hospital at Campinas, Brazil since nearly one decade. During this time we could evaluate the teaching process as well as searched for data concerning nursing care provided there. We notice that nursing students state the importance of nursing diagnosis and its practical application. Among nursing staft, the classification of nursing practice and diagnosis taxonomy are worth wile, although they find difficulties in stablishing an accurated diagnosis, and evaluation/assessment of nursing care provided. We consider that there is an increasing motivation in using diagnosis; nevertheless, several challenges are tobe overcome toward a betler clinical reasoning, diagnosis accuracy and refinement of the diagnosis already used in a common basis.
El uso dei diagnóstico de enfermería según el modelo taxonómico elaborado por la North American Nursing Association (NANDA) forma parte dei proceso de ensenanza utilizado en los cursos de graduación en enfermería. Presenciamos la implantación y sistematización de la asistencia en enfermería en un hospital escuela de Campinas desde hace aproximadamente 10 anos. Después de reevaluar el proceso de ensenanza y de reunir datos sobre la asistencia, verificamos que los alumnos describen de forma acentuada, tanto la importancia de lo aprendido como su aplicación práctica. Entre los enfermeros asistentes, la clasificación y la nomenclatura diagnóstica (en la práctica de enfermería) tienen amplia repercusión. Las mayores dificultades encontradas hasta ahora en el proceso de enfermería, están relacionadas a la clasificación diagnóstica y a la evolución/evaluación de la asistencia. Consideramos que existe una creciente motivación en el uso de la clasificación diagnóstica, sin embargo todavia existen varios desafios relacionados ai raciocínio clínico, a la presición diagnóstica y a la eficacia cualitativa de los diagnósticos utilizados.