OBJETIVO: Para melhorar os serviços de saúde é importante conhecer o perfil da demanda. Para isso, buscou-se: 1) Identificar os principais motivos de procura por atendimento oftalmológico em Unidade de Atenção Primária; 2) Analisar as frequências dos diagnósticos,bem como os motivos de encaminhamento de pacientes para outros serviços de Oftalmologia. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo de 1.010 pacientes atendidos durante o período de 6 meses. Parâmetros: idade e sexo do paciente, motivo da consulta,diagnóstico (CID-10) e frequência de encaminhamentos. Os dados foram obtidos através da análise dos prontuários e das fichas de atendimento com os registros do CID-10. Alguns pacientes, de ambos os gêneros, apresentavam alterações anatômico-funcionais que foram agrupadas em mais de um grupo de diagnóstico. RESULTADOS: Houve um predomínio do sexo feminino (61,5%) e da faixa etária de 10 a 19 anos de idade (16,7%), seguida do grupo de pacientes entre 40 a 49 anos de idade (16,5%). O principal motivo da consulta foi a baixa de acuidade visual (37,4%), seguida da revisão dos óculos (19,0%). Também foram frequentes a queixa de cefaléia (15,8%), prurido (10,4%), ardência / irritação (7,8%) e olho vermelho (7,2%).Apresentaram exame normal, 8,1% dos pacientes e entre os exames anormais a maior frequência foi de erros refracionais (70,0%). e presbiopia (31,9%). Foram encaminhados 90 (8,9%) pacientes. O principal motivo de encaminhamento foi a necessidade de cirurgia. CONCLUSÃO: O principal motivo da busca de um atendimento neste serviço básico de oftalmologia foi a baixa acuidade visual que na grande maioria das vezes foi ocasionada por erro refracional e/ou presbiopia. Poucos foram os casos não resolvidos no local do atendimento.
PURPOSE: To improve health services it is necessary to know the demand profile. This study was carried out with the objectives of: to identify the main reasons to seek an ophthalmologic primary care service; and to analyze the frequency of the principal diagnoses, according to gender and age groups, as well as the causes of referring patients. METHODS: Retrospective and descriptive study of 1,010 assisted patients during a period of 6 months. Parameters: age and sex of the patient, the reason of the visit, diagnosis (ICD-10) and frequency of referral. The data were obtained through the analysis of the medical records and data-recording sheets with the ICD-10 registration. Some patients (male and female) presented with different morphological and structural alterations, and were allocated in more than one diagnostic group. RESULTS: There was a predominance of females (61.5%) in the age group from 10 to 19 years of age (16.7%) followed by the group of patients between 40 and 49 years of age (16.5%). The main reason for the consultation was a low visual acuity (37.4%), followed by the review of glasses (19.0%).There were also frequent complaints of headache (15.8%), pruritus (10.4%), burning / irritation (7.8%) and red eye (7.2%). Among abnormal tests the largest prevalence was of refractive errors (70.0%) and presbyopia (31.9%). Ninety patients (8.9%) were referred, mainly for surgical treatment. CONCLUSION: The main reason of the search of an Ophthalmology basic service was low visual acuity that in great majority of times was caused by refractive errors and / or presbyopia. Few were the cases which were not resolved at the service place.