Resumo A fim de esclarecer o papel dos diferentes agentes em relação ao lazer familiar a partir da perspectiva dos pais e das crianças, este estudo foi realizado em uma amostra total de 763 pais e 286 crianças residentes na Espanha, que preencheram um questionário do tipo Likert-de 1 a 5, avaliando o papel desempenhado pelos seguintes agentes: novas tecnologias, escola, administração pública, associações, mídia e a própria família, além de indicar a idade e o número de membros da família. Os resultados mostram que os pais mais jovens têm uma visão mais otimista dos agentes e, especialmente, das novas tecnologias, em contraste com os pais mais velhos, que são céticos em relação a eles. No caso das crianças, sua percepção é pior à medida que envelhecem, com uma visão mais positiva entre os adolescentes. Os moradores com mais membros da família apreciam o papel desempenhado pelos agentes e veem as novas tecnologias como um recurso de apoio útil para o lazer familiar. Dessa forma, políticas e intervenções de reeducação devem ser promovidas para banir a visão única desses meios de comunicação como fonte de ruptura entre os membros da família.
Abstract In order to clarify the role of different agents in relation to family leisure from the perspective of parents and children, this study was carried out on a total sample of 763 parents and 286 children living in Spain, who completed a Likert-type questionnaire from 1 to 5, assessing the role played by the following agents: new technologies, school, public administration, associations, the media and the family itself, as well as indicating age and number of family members. The results show that younger parents have a more optimistic view of the agents and, especially, of new technologies, in contrast to older parents who are sceptical about them. In the case of children, their perception is worse as they get older, with a more positive view among adolescents. Dwellings with more family members appreciate the role played by agents and see new technologies as a useful support resource for family leisure. In this way, re-education policies and interventions should be promoted to banish the single vision of these media as a source of rupture between family members.
Resumen Con el propósito de esclarecer el papel de diferentes agentes en relación con el ocio familiar desde la pers-pectiva de padres e hijos, se llevó a cabo el presente estudio en una muestra total de 763 padres y 286 hijos residentes en el territorio español, los cuales cumplimentaron un cuestionario tipo Likert de 1 a 5 valorando el rol desarrollado por los siguientes agentes: nuevas tecnologías, escuela, administración pública, asociaciones, medios de comunicación y la propia familia, además de indicar la edad y el número de miembros en el núcleo familiar. Los resultados muestran que los padres de menor edad tienen una visión más optimista acerca de los agentes y, especialmente, respecto a las nuevas tecnologías, a diferencia de aquellos padres de mayor edad que se muestras escépticos al respecto. En el caso de los hijos, peor percepción tienen conforme mayor es su edad, siendo una visión más positiva la de los adolescentes. Las viviendas donde hay más miembros familiares aprecian el papel desarrollado por los agentes y contemplan las nuevas tecnologías como un recurso de apoyo útil para el ocio familiar. De esta manera, se ha de potenciar políticas e intervenciones de reeducación que destierre la visión única de estos medios como ente de ruptura entre los miembros familiares.