RESUMO Iniciamos nosso estudo com uma contextualização histórico-crítica da teoria matemática da comunicação de Shannon e Weaver, reconhecendo a importância de sua influência na consolidação da ciência da informação nos Estados Unidos e apontando os limites de sua intenção unidimensional. A análise serve de mote para a apresentação da teoria crítica da sociedade, desenvolvida no mesmo período por filósofos alemães da chamada Escola de Frankfurt. Seus fundamentos teórico-metodológicos irão nortear nossa proposta para uma teoria crítica da informação, pensada a partir da integração de dois conceitos caros à ciência da informação brasileira: o de regime de informação, entendido como recurso interpretativo para pensar as relações entre política, informação e poder, e o de competência crítica em informação, que traz contribuições da teoria frankfurtiana e da pedagogia freireana para sublinhar a avaliação crítica e o uso ético da informação. Nosso método sugere a proposição de um diagnóstico das potencialidades, limites e contradições dos regimes de informação dominantes, e encontra na gramática da competência crítica em informação o referencial de uma práxis voltada à ampliação da autonomia dos indivíduos no atual ecossistema informacional, fundamental para o exercício da cidadania em tempos de desinformação, mediação algorítmica, vigilância digital e ataques à privacidade.
ABSTRACT We begin our study with a historical-critical contextualization of Shannon and Weaver's mathematical communication theory, recognizing the importance of its influence in the consolidation of the information science field in the United States and pointing out the limits of its one-dimensional intention. The analysis serves as a motto for the presentation of the critical theory of society, developed in the same period by German philosophers of the so-called Frankfurt School. Its theoretical-methodological foundations will guide our proposal for a critical information theory, conceived from the integration of two popular concepts in the Brazilian information science: régime of information, understood as an interpretative resource to think the relations between politics, information and power, and critical information literacy, which brings the contributions of the Frankfurtian theory and the Freirean pedagogy to underline the critical evaluation and the ethical use of information. Our method suggests the proposition of a diagnosis of the potentialities, limits and contradictions of the dominant régime of information, and finds in the grammar of the critical information literacy the reference of a praxis aimed at the extension of the autonomy in the present informational ecosystem, fundamental for the exercise of citizenship in times of disinformation, algorithmic mediation, digital surveillance and privacy attacks.