Resumo O presente artigo propõe-se a investigar as novas formas de ler e de contar histórias infantis a partir dos diferentes formatos de suportes e experiências proporcionados pela disseminação de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Como embasamento para essas reconfigurações, pretende-se utilizar teorias tanto das culturas midiáticas audiovisuais e das novas tecnologias, quanto da literatura eletrônica e infantil, mais especificamente do livro ilustrado infantil. Utilizando conceitos de storytelling digital. e-picturebooks, remediação, dentre outros, pretende-se lançar um olhar científico-investigativo sobre as obras premiadas do Bologna Ragazzi Digital Award e do Prêmio Jabuti na categoria Infantil Digital nos anos de 2016 e 2017, totalizando quatro títulos elencados como objeto desta pesquisa.
Abstract This article aims to investigate new ways of reading and telling children stories from the different formats of media and experiences provided by the dissemination of mobile devices such as tablets and smartphones. As a basis for these reconfigurations, it is intended to apply theories of both audiovisual media cultures and new technologies, as well as the electronic and child literature, specifically the children’s picture book. Digital-storytelling concepts, e-picturebooks, remediation, among others, are intended to launch a scientific-investigative look at the award-winning works of the Bologna Ragazzi Digital Award and the Jabuti Prize in the Digital Infantile category in the years 2016 and 2017, totaling four titles listed as object of this research.
Resumen El presente artículo se propone investigar las nuevas formas de leer y contar historias infantiles a partir de los diferentes formatos de soportes y experiencias proporcionados por la diseminación de dispositivos móviles, como tablets y smartphones. Como base para esas reconfiguraciones, se pretende aplicar teorías tanto de las culturas mediáticas audiovisuales y de las nuevas tecnologías, como de la literatura electrónica e infantil, más específicamente del libro ilustrado infantil. En el caso de los conceptos de storytelling digital, e-picturebooks, remediación, entre otros, se pretende lanzar una mirada científico-investigativa sobre las obras premiadas del Bologna Ragazzi Digital Award y del Premio Jabuti en la categoría Infantil Digital en los años 2016 y 2017, totalizando cuatro títulos que se representan como objeto de esta investigación.