Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.
Abstract: Among the comlex issues in medical education, this article discusses premature choice os specialty by medical students. Although this early decision has generally been recognized by the medical education community as harmful to the training of future physicians, it has become increasingly frequente, and it has even been stimulated by those in charge of medical schools. Such practice may foster inadequate preparation for the profession, to the extent that students still in undergraduate training would tend to neglect the basic course subjects by studing them halfheartedly, while focusing on their chosen specialty. Aspects of the specialization process, current trends in medical practice, and issus related to medical education are included in this survey of 202 students and 60 graduates of a private medical school in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The study aims to identify, among students from the first, third, and fifth years in a six-year undergraduate course, the factors associated with premature choice of one’s medical specialty. Among graduates, the study focuses on cencepts concerning current professional status via-à-vis undergraduate training. Associated with the national curricular guidelines and a historical moment in wich changes are accurring in medical education in Brazil, the study provides relevant suggestions for medical school deans, faculty, and student.