RESUMO Pensar a educação como ação individual e atitude de acolhida e solidariedade, assumindo o pensamento de Zygmunt Bauman como base teórica central é a preocupação fundamental deste ensaio. No primeiro momento, a tematização desenvolve-se no intuito de demonstrar a existência de um paradigma ambivalente que, instalado na modernidade líquida, se fortalece pela hermenêutica pluralizadora. No segundo, conferindo-se a possibilidade de factibilidade da ambivalência, tanto no mundo concreto quanto no simbólico, debatemos sobre a necessidade e a alternativa da solidariedade na ação educacional. A compreensão de educação para a/com solidariedade, do horizonte da condição humana, é potencialidade e alternativa instituinte. Desse modo, destacamos a ideia do ato educativo como acontecimento possível na relação entre humanos, constituindo-se em atitude mediante subjetividades e dimensionando-se para as vivências/experiências coletivas. O paradigma da ambivalência permite, portanto, pensar e questionar a pluralidade de compreensões em afastamento às verdades únicas e determinantes.
ABSTRACT Thinking of education as an individual action and a welcoming and solidarity attitude, taking the thought of Zygmunt Bauman as the central theoretical basis, is the fundamental concern of this essay. In the first moment, thematization develops in order to demonstrate the existence of an ambivalent paradigm that, installed in liquid modernity, is strengthened by the pluralizing hermeneutics. In the second, by giving the possibility of ambivalence feasibility, both in the concrete and in the symbolic world, the need and alternative of solidarity in educational action is debated. The understanding of education for/with solidarity, from the horizon of the human condition, is potentiality and an instituting alternative. Thus, we highlight the idea of the educational act as a possible event in the relationship between humans, constituting an attitude based on subjectivities and scaling for collective experiences. The paradigm of ambivalence thus allows one to think and question the plurality of understandings that depart from the single and determining truths.
RESUMEN Pensar en la educación como una acción individual y una actitud de bienvenida y solidaridad, tomando el pensamiento de Zygmunt Bauman como la base teórica central, es la preocupación fundamental de este ensayo. En el primer momento, la tematización se desarrolla para demostrar la existencia de un paradigma ambivalente que, instalado en la modernidad líquida, se fortalece mediante la hermenéutica pluralizada. En el segundo, dando la posibilidad de la viabilidad de la ambivalencia, tanto en el mundo concreto como en el simbólico, se debate la necesidad y la alternativa de la solidaridad en la acción educativa. La comprensión de la educación para/con solidaridad, desde el horizonte de la condición humana, es potencialidad y una alternativa instituyente. Por lo tanto, destacamos la idea del acto educativo como un posible evento en la relación entre humanos, constituyendo una actitud basada en subjetividades y escalamiento para experiencias colectivas. El paradigma de la ambivalencia le permite a uno pensar y cuestionar la pluralidad de entendimientos que se apartan de las verdades únicas y determinantes.