O objetivo do estudo é examinar como as animações da Disney produzem regimes de verdade sobre a menstruação. O corpus de análise é composto por três filmes que trazem essa temática em seu roteiro. Baseamo-nos em análises foucaultianas de discursos medicalizantes e de autoras feministas que pesquisam a menstruação e os efeitos do neoliberalismo nos corpos e nas subjetividades, especialmente no conceito de menstrunormatividade, introduzido por Josefin Persdotter (2020). Foram estabelecidos quatro eixos de análise cultural: as formas de representação da menarca e do uso de absorventes higiênicos; os significados atribuídos à menstruação; o isolamento e o autocuidado impostos às pessoas que menstruam; o conjunto de normas que formam as pedagogias menstruais dessas produções. Conclui-se que, nos três filmes, manter a performance produtiva de sucesso e felicidade parece ser uma das exigências às pessoas que menstruam, muito mais arraigadas, segundo estas narrativas, à autogestão e mudança de comportamento do que a aspectos sociais e culturais que exigem determinadas condutas e atitudes performáticas de produtividade, sucesso e bem-estar constante.
El propósito del estudio es examinar cómo las animaciones de Disney producen regímenes de verdad sobre la menstruación. El corpus de análisis comprende tres películas que contienen esta temática en su guión. Nos basamos en análisis foucaultianos de discursos medicalizantes y de autoras feministas que investigan la menstruación y los efectos del neoliberalismo en los cuerpos y las subjetividades, especialmente el concepto de menstrunormatividad, introducido por Josefin Persdotter (2020). Se establecieron cuatro ejes de análisis cultural: las formas en que se representa la menarquia y el uso de toallas sanitarias; los significados atribuidos a la menstruación; el aislamiento y el autocuidado impuestos a las personas que menstrúan; el conjunto de normas que forman las pedagogías menstruales de estas producciones. Se concluye que, en las tres películas, mantener un desempeño productivo de éxito y felicidad parece ser uno de los requisitos para las personas que menstrúan, mucho más arraigado, según estas narrativas, en la autogestión y el cambio conductual que en los sociales y aspectos culturales que requieren ciertos comportamientos y actitudes de desempeño de productividad, éxito y bienestar constante.
O estudo tem como propósito perscrutar de que maneira as animações da Disney produzem regimes de verdade sobre a menstruação. Compõe o corpus de análise de três filmes que contém em seu roteiro este tema. Valemos das análises foucaultianas sobre os discursos medicalizantes e em autoras feministas que pesquisam sobre menstruação e os efeitos do neoliberalismo nos corpos e subjetividades, em especial o conceito de menstrunormatividade, lançado por Josefin Persdotter (2020). Estabeleceu-se quatro eixos de análise cultural: os modos como a menarca e o uso dos absorventes são representados; os sentidos atribuídos à menstruação; a reclusão e autocuidado impostos às pessoas que menstruam;o conjunto de normatividades que formam pedagogias menstruais destas produções. Conclui-se que, nos três filmes, manter uma performance produtiva de sucesso e felicidade parece ser um dos critérios das pessoas que menstruam, muito mais arraigadas, segundo estas narrativas,