Resultados: 8
#1
au:COELHO, ANNA CLAUDIA MARTINS
Filtros
Ordenar por
Página
de 1
Próxima
1.
Redes de pesquisa intencional entre professores de um curso de graduação em Enfermagem
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Mendes-Rodrigues, Clesnan
; Raponi, Maria Beatriz Guimarães
; Cunha, Cristiane Martins
; Calegari, Tatiany
; Coelho, Vivian de Moraes
; Anjos, Anna Cláudia Yokoyama dos
; Almeida Neto, Omar Pereira de
.
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
- Métricas do periódico
Resumo A disponibilidade pública de currículos e dados sobre projetos de pesquisa está oferecendo um novo campo para análise de relações entre pesquisadores e o uso de redes é uma ferramenta adequada para esse fim. No entanto, poucos estudos ainda têm analisado cursos de graduação em Enfermagem que não estão associadas a programas de pós-graduação em Enfermagem. Este estudo avaliou redes de intenção de pesquisa entre professores permanentes de um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição brasileira, federal e pública, com base em grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (conhecido como CNPq) e projetos de pesquisa registrados na Plataforma Lattes. Os grupos de pesquisa e currículos de todos os professores (ativos ou aposentados) foram acessados e avaliado como esses professores interagem por diferentes redes de interação, de acordo com a intenção da pesquisa, baseada em diferentes relações como as entre professores, áreas e instituições. Observou-se redes não estruturadas, com atores sem conexão, presença de vínculos "negligenciados" e possíveis registros inativos relacionados à formação acadêmica. As nuvens de palavras também mostraram que as palavras usadas na maioria das vezes são pouco informativas sobre as temáticas de pesquisa. O uso de redes foi eficaz na interpretação das interações relacionadas à intenção de pesquisa quando aplicada a um curso de graduação, destacando muitos padrões de comportamento do grupo e se apresentou como uma ferramenta eficaz para planejar e compreender as intenções de pesquisa em uma unidade de ensino. fim entanto pósgraduação pós brasileira conhecido CNPq Lattes ativos aposentados interação instituições Observouse Observou estruturadas conexão negligenciados "negligenciados acadêmica ensino
Resumen La disponibilidad pública de currículos y datos sobre proyectos de investigación están ofreciendo un nuevo campo para el análisis de las relaciones de los investigadores y las redes son una herramienta adecuada para este propósito. Sin embargo, los estudios caídos han analizado las maldiciones de enfermería de pregrado que no están asociadas a los programas de posgrado de enfermería. Este estudio evaluó las redes de intención de investigación entre profesores permanentes de Enfermería del programa de pregrado de una institución brasileña, federal y pública, a partir de grupos de investigación registrados en el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (conocido como CNPq) y proyectos de investigación registrados en la Plataforma Lattes. Se accedió a los grupos de investigación y currículos de todos los profesores (activos o jubilados) y se evaluó cómo interactúan estos profesores mediante diferentes redes de interacción, según la intención de la investigación, basadas en diferentes relaciones entre profesores, áreas e instituciones. Se observaron redes no estructuradas, con actores sin conexión, presencia de enlaces "descuidados" y posible registro inactivo relacionado con la formación académica. La nube de palabras también mostró que las palabras utilizadas la mayoría de las veces son menos informativas sobre temas de investigación. La red fue efectiva en la interpretación de las interacciones relacionadas con la intención de investigación cuando se aplicó a un curso de pregrado, destacando muchos patrones de comportamiento del grupo y se presentó como una herramienta efectiva para planificar y comprender las intenciones de investigación. propósito embargo brasileña conocido CNPq Lattes activos jubilados interacción instituciones estructuradas conexión descuidados "descuidados académica
Abstract Public availability of curricula and data about research projects are offering a new field for researchers’ relations analysis and networks are an adequate tool to this purpose. Nevertheless, few studies have analyzed undergraduate Nursing curses that are not associated to Nursing graduate programs. This study assessed research intention networks among permanent Nursing professors from the undergraduate program of a Brazilian, federal and public institution, based on research groups registered on the National Council of Scientific and Technological Development (known as CNPq) and research projects registered on Lattes Platform. Research groups and curricula of all Professors (active or retired) were accessed and evaluated how these professors interact by different interaction networks, according to the intention of the research, based in different relations among professors, areas and institutions. It was observed non structured networks, with actors without connection, presence of “neglected” links, and possible inactive registration related to academic formation. The word cloud also showed that the words used most times are less informative about research themes. Network was effective on interpretation of interactions related to research intention when applied to an undergraduate course, highlighting many behavior patterns of the group and presented itself as an effective tool to plan and comprehend research intentions in one institution. researchers purpose Nevertheless programs Brazilian institution known CNPq Platform active retired institutions connection neglected “neglected links formation themes course
2.
Educational interventions for knowledge on the disease, treatment adherence and control of diabetes mellitus
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Figueira, Ana Laura Galhardo
; Boas, Lilian Cristiane Gomes Villas
; Coelho, Anna Claudia Martins
; Freitas, Maria Cristina Foss de
; Pace, Ana Emilia
.
Abstract Objective: to assess the effect of educational interventions for knowledge on the disease, medication treatment adherence and glycemic control of diabetes mellitus patients. Method: evaluation research with "before and after" design, developed in a sample of 82 type 2 diabetes mellitus patients. To collect the data, the Brazilian version of the Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), the Measure of Adherence to Treatments and the electronic system at the place of study were used. The data were collected before and after the end of the educational interventions. The educational activities were developed within 12 months, mediated by the Diabetes Conversation Maps, using the Cognitive Social Theory to conduct the interventions. Results: the knowledge on the disease (p<0.001), the medication treatment (oral antidiabetics) (p=0.0318) and the glycated hemoglobin rates (p=0.0321) improved significantly. Conclusion: the educational interventions seem to have positively contributed to the participants' knowledge about diabetes mellitus, the medication treatment adherence and the glycated hemoglobin rates.
Resumen Objetivo: evaluar el efecto de intervenciones educativas para el conocimiento de la enfermedad, adhesión al tratamiento medicamentoso y control glucémico de las personas con diabetes mellitus. Método: investigación de evaluación, del tipo "antes y después" desarrollado en muestra de 82 personas con diabetes mellitus tipo 2. Los datos fueron obtenidos por medio de los instrumentos Versión Brasileña de la Diabetes Knowledge Scale DKN-A, Medida de Adhesión a los Tratamientos y por el sistema electrónico del local del estudio, recolectados antes y después del término de las intervenciones educativas. Las actividades educativas fueron desarrolladas durante un período de 12 meses, utilizando los Mapas de Conversación en Diabetes y la Teoría Social Cognitiva para la conducción de las intervenciones. Resultados: existió mejoría significativa del conocimiento de la enfermedad (p<0,001), de la adhesión al tratamiento medicamentoso (antidiabéticos orales) (p=0,0318) y de las tasas de hemoglobina glucosilada (p=0,0321). Conclusión: las intervenciones educativas parecen haber contribuido positivamente para el conocimiento sobre la diabetes mellitus, adhesión al tratamiento medicamentoso y en las tasas de hemoglobina glucosilada de los participantes.
Resumo Objetivo: avaliar o efeito de intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento medicamentoso e controle glicêmico das pessoas com diabetes mellitus. Método: pesquisa de avaliação, do tipo "antes e depois" desenvolvido em amostra de 82 pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos Versão Brasileira da Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), Medida de Adesão aos Tratamentos e pelo sistema eletrônico do local do estudo, coletados antes e após o término das intervenções educativas. As atividades educativas foram desenvolvidas em um período de 12 meses, mediadas pelos Mapas de Conversação em Diabetes, utilizando-se da Teoria Social Cognitiva para a condução das intervenções. Resultados: existiu melhora significativa do conhecimento da doença (p<0,001), adesão ao tratamento medicamentoso (antidiabéticos orais) (p=0,0318) e nas taxas de hemoglobina glicada (p=0,0321). Conclusão: as intervenções educativas parecem ter contribuído positivamente no conhecimento sobre o diabetes mellitus, adesão ao tratamento medicamentoso e nas taxas de hemoglobina glicada dos participantes.
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1648.2863
3 downloads
3.
Educational interventions for knowledge on the disease, treatment adherence and control of diabetes mellitus
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Figueira, Ana Laura Galhardo
; Boas, Lilian Cristiane Gomes Villas
; Coelho, Anna Claudia Martins
; Freitas, Maria Cristina Foss de
; Pace, Ana Emilia
.
Resumo Objetivo: avaliar o efeito de intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento medicamentoso e controle glicêmico das pessoas com diabetes mellitus. Método: pesquisa de avaliação, do tipo "antes e depois" desenvolvido em amostra de 82 pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos Versão Brasileira da Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), Medida de Adesão aos Tratamentos e pelo sistema eletrônico do local do estudo, coletados antes e após o término das intervenções educativas. As atividades educativas foram desenvolvidas em um período de 12 meses, mediadas pelos Mapas de Conversação em Diabetes, utilizando-se da Teoria Social Cognitiva para a condução das intervenções. Resultados: existiu melhora significativa do conhecimento da doença (p<0,001), adesão ao tratamento medicamentoso (antidiabéticos orais) (p=0,0318) e nas taxas de hemoglobina glicada (p=0,0321). Conclusão: as intervenções educativas parecem ter contribuído positivamente no conhecimento sobre o diabetes mellitus, adesão ao tratamento medicamentoso e nas taxas de hemoglobina glicada dos participantes.
Abstract Objective: to assess the effect of educational interventions for knowledge on the disease, medication treatment adherence and glycemic control of diabetes mellitus patients. Method: evaluation research with "before and after" design, developed in a sample of 82 type 2 diabetes mellitus patients. To collect the data, the Brazilian version of the Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), the Measure of Adherence to Treatments and the electronic system at the place of study were used. The data were collected before and after the end of the educational interventions. The educational activities were developed within 12 months, mediated by the Diabetes Conversation Maps, using the Cognitive Social Theory to conduct the interventions. Results: the knowledge on the disease (p<0.001), the medication treatment (oral antidiabetics) (p=0.0318) and the glycated hemoglobin rates (p=0.0321) improved significantly. Conclusion: the educational interventions seem to have positively contributed to the participants' knowledge about diabetes mellitus, the medication treatment adherence and the glycated hemoglobin rates.
Resumen Objetivo: evaluar el efecto de intervenciones educativas para el conocimiento de la enfermedad, adhesión al tratamiento medicamentoso y control glucémico de las personas con diabetes mellitus. Método: investigación de evaluación, del tipo "antes y después" desarrollado en muestra de 82 personas con diabetes mellitus tipo 2. Los datos fueron obtenidos por medio de los instrumentos Versión Brasileña de la Diabetes Knowledge Scale DKN-A, Medida de Adhesión a los Tratamientos y por el sistema electrónico del local del estudio, recolectados antes y después del término de las intervenciones educativas. Las actividades educativas fueron desarrolladas durante un período de 12 meses, utilizando los Mapas de Conversación en Diabetes y la Teoría Social Cognitiva para la conducción de las intervenciones. Resultados: existió mejoría significativa del conocimiento de la enfermedad (p<0,001), de la adhesión al tratamiento medicamentoso (antidiabéticos orales) (p=0,0318) y de las tasas de hemoglobina glucosilada (p=0,0321). Conclusión: las intervenciones educativas parecen haber contribuido positivamente para el conocimiento sobre la diabetes mellitus, adhesión al tratamiento medicamentoso y en las tasas de hemoglobina glucosilada de los participantes.
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1648.2863
17334 downloads
4.
Self-care activities and their relationship to metabolic and clinical control of people with diabetes Mellitus
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Coelho, Anna Claudia Martins
; Boas, Lilian Cristiane Gomes Villas
; Gomides, Daniele dos Santos
; Foss-Freitas, Maria Cristina
; Pace, Ana Emilia
.
Cross-sectional study with the aim to evaluate self-care in people with type 2 diabetes mellitus and verify its relationship with sociodemographic and clinical characteristics. The sample included 218 patients under outpatient follow-up. Self-care activities were evaluated by means of a questionnaire that was previously translated and validated for Brazil. The questionnaire items that reached the highest means were related to drug therapy, whereas those with the lowest means were related to the practice of physical activity. Age correlated inversely with physical activity and foot care, and elapsed time since the disease diagnosis showed a direct correlation with blood glucose monitoring. Data showed that self-care activities related to behavioral changes are the ones that require greater investments to achieve its goals, and age and time since diagnosis should be considered in the planning of nursing care for people with diabetes mellitus.
Estudio transversal que buscó evaluar actividades de autocuidado con el diabetes mellitus tipo 2 y verificar su relación con características sociodemográficas y con datos clínicos. La muestra se constituyó de 218 personas en seguimiento ambulatorio. Las actividades de autocuidado fueron evaluados utilizando un cuestionario traducido y validado en Brasil. Los elementos de este cuestionario que tuvieron los promedios más altos se relacionan con la terapia con medicamentos, y los menores con la actividad física. Edad inversamente correlacionada con la actividad física y el cuidado de los pies, y el momento del diagnóstico mostró una correlación directa con la monitorización de la glucosa. Los datos mostraron que las actividades de autocuidado relacionadas con los cambios de comportamiento son las que requieren mayores inversiones para alcanzar los objetivos de la atención, y la edad y el diagnóstico de tiempo deben ser considerados en la planificación de los cuidados de enfermería a la persona con el diabetes mellitus.
Estudo transversal que objetivou avaliar as atividades de autocuidado das pessoas com o diabetes mellitus tipo 2 e verificar suas relações com as características sociodemográficas e clínicas. A amostra incluiu 218 pacientes em seguimento ambulatorial. As atividades de autocuidado foram avaliadas por meio de questionário traduzido e validado para o Brasil. Os itens deste questionário que obtiveram maiores médias foram os relacionados à terapia medicamentosa, e os menores, com a prática de atividade física. A idade correlacionou-se inversamente com a prática de atividade física e cuidado com os pés, e o tempo de diagnóstico da doença apresentou correlação direta com a monitorização da glicemia. Os dados mostraram que as atividades de autocuidado relacionadas às mudanças comportamentais são as que requerem maiores investimentos para atingir as metas do cuidado, e a idade e tempo do diagnóstico devem ser considerados no planejamento da assistência de enfermagem a pessoa com diabetes melltius.
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000660014
5 downloads
5.
Self-care activities and their relationship to metabolic and clinical control of people with diabetes Mellitus
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Coelho, Anna Claudia Martins
; Boas, Lilian Cristiane Gomes Villas
; Gomides, Daniele dos Santos
; Foss-Freitas, Maria Cristina
; Pace, Ana Emilia
.
Estudo transversal que objetivou avaliar as atividades de autocuidado das pessoas com o diabetes mellitus tipo 2 e verificar suas relações com as características sociodemográficas e clínicas. A amostra incluiu 218 pacientes em seguimento ambulatorial. As atividades de autocuidado foram avaliadas por meio de questionário traduzido e validado para o Brasil. Os itens deste questionário que obtiveram maiores médias foram os relacionados à terapia medicamentosa, e os menores, com a prática de atividade física. A idade correlacionou-se inversamente com a prática de atividade física e cuidado com os pés, e o tempo de diagnóstico da doença apresentou correlação direta com a monitorização da glicemia. Os dados mostraram que as atividades de autocuidado relacionadas às mudanças comportamentais são as que requerem maiores investimentos para atingir as metas do cuidado, e a idade e tempo do diagnóstico devem ser considerados no planejamento da assistência de enfermagem a pessoa com diabetes melltius.
Cross-sectional study with the aim to evaluate self-care in people with type 2 diabetes mellitus and verify its relationship with sociodemographic and clinical characteristics. The sample included 218 patients under outpatient follow-up. Self-care activities were evaluated by means of a questionnaire that was previously translated and validated for Brazil. The questionnaire items that reached the highest means were related to drug therapy, whereas those with the lowest means were related to the practice of physical activity. Age correlated inversely with physical activity and foot care, and elapsed time since the disease diagnosis showed a direct correlation with blood glucose monitoring. Data showed that self-care activities related to behavioral changes are the ones that require greater investments to achieve its goals, and age and time since diagnosis should be considered in the planning of nursing care for people with diabetes mellitus.
Estudio transversal que buscó evaluar actividades de autocuidado con el diabetes mellitus tipo 2 y verificar su relación con características sociodemográficas y con datos clínicos. La muestra se constituyó de 218 personas en seguimiento ambulatorio. Las actividades de autocuidado fueron evaluados utilizando un cuestionario traducido y validado en Brasil. Los elementos de este cuestionario que tuvieron los promedios más altos se relacionan con la terapia con medicamentos, y los menores con la actividad física. Edad inversamente correlacionada con la actividad física y el cuidado de los pies, y el momento del diagnóstico mostró una correlación directa con la monitorización de la glucosa. Los datos mostraron que las actividades de autocuidado relacionadas con los cambios de comportamiento son las que requieren mayores inversiones para alcanzar los objetivos de la atención, y la edad y el diagnóstico de tiempo deben ser considerados en la planificación de los cuidados de enfermería a la persona con el diabetes mellitus.
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000660014
5857 downloads
6.
Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Zappi, Daniela C.
; Filardi, Fabiana L. Ranzato
; Leitman, Paula
; Souza, Vinícius C.
; Walter, Bruno M.T.
; Pirani, José R.
; Morim, Marli P.
; Queiroz, Luciano P.
; Cavalcanti, Taciana B.
; Mansano, Vidal F.
; Forzza, Rafaela C.
; Abreu, Maria C.
; Acevedo-Rodríguez, Pedro
; Agra, Maria F.
; Almeida Jr., Eduardo B.
; Almeida, Gracineide S.S.
; Almeida, Rafael F.
; Alves, Flávio M.
; Alves, Marccus
; Alves-Araujo, Anderson
; Amaral, Maria C.E.
; Amorim, André M.
; Amorim, Bruno
; Andrade, Ivanilza M.
; Andreata, Regina H.P.
; Andrino, Caroline O.
; Anunciação, Elisete A.
; Aona, Lidyanne Y.S.
; Aranguren, Yani
; Aranha Filho, João L.M.
; Araújo, Andrea O.
; Araújo, Ariclenes A.M.
; Araújo, Diogo
; Arbo, María M.
; Assis, Leandro
; Assis, Marta C.
; Assunção, Vivian A.
; Athiê-Souza, Sarah M.
; Azevedo, Cecilia O.
; Baitello, João B.
; Barberena, Felipe F.V.A.
; Barbosa, Maria R.V.
; Barros, Fábio
; Barros, Lucas A.V.
; Barros, Michel J.F.
; Baumgratz, José F.A.
; Bernacci, Luis C.
; Berry, Paul E.
; Bigio, Narcísio C.
; Biral, Leonardo
; Bittrich, Volker
; Borges, Rafael A.X.
; Bortoluzzi, Roseli L.C.
; Bove, Cláudia P.
; Bovini, Massimo G.
; Braga, João M.A.
; Braz, Denise M.
; Bringel Jr., João B.A.
; Bruniera, Carla P.
; Buturi, Camila V.
; Cabral, Elza
; Cabral, Fernanda N.
; Caddah, Mayara K.
; Caires, Claudenir S.
; Calazans, Luana S.B.
; Calió, Maria F.
; Camargo, Rodrigo A.
; Campbell, Lisa
; Canto-Dorow, Thais S.
; Carauta, Jorge P.P.
; Cardiel, José M.
; Cardoso, Domingos B.O.S.
; Cardoso, Leandro J.T.
; Carneiro, Camila R.
; Carneiro, Cláudia E.
; Carneiro-Torres, Daniela S.
; Carrijo, Tatiana T.
; Caruzo, Maria B.R.
; Carvalho, Maria L.S.
; Carvalho-Silva, Micheline
; Castello, Ana C.D.
; Cavalheiro, Larissa
; Cervi, Armando C.
; Chacon, Roberta G.
; Chautems, Alain
; Chiavegatto, Berenice
; Chukr, Nádia S.
; Coelho, Alexa A.O.P.
; Coelho, Marcus A.N.
; Coelho, Rubens L.G.
; Cordeiro, Inês
; Cordula, Elizabeth
; Cornejo, Xavier
; Côrtes, Ana L.A.
; Costa, Andrea F.
; Costa, Fabiane N.
; Costa, Jorge A.S.
; Costa, Leila C.
; Costa-e-Silva, Maria B.
; Costa-Lima, James L.
; Cota, Maria R.C.
; Couto, Ricardo S.
; Daly, Douglas C.
; De Stefano, Rodrigo D.
; De Toni, Karen
; Dematteis, Massimiliano
; Dettke, Greta A.
; Di Maio, Fernando R.
; Dórea, Marcos C.
; Duarte, Marília C.
; Dutilh, Julie H.A.
; Dutra, Valquíria F.
; Echternacht, Lívia
; Eggers, Lilian
; Esteves, Gerleni
; Ezcurra, Cecilia
; Falcão Junior, Marcus J.A.
; Feres, Fabíola
; Fernandes, José M.
; Ferreira, D.M.C.
; Ferreira, Fabrício M.
; Ferreira, Gabriel E.
; Ferreira, Priscila P.A.
; Ferreira, Silvana C.
; Ferrucci, Maria S.
; Fiaschi, Pedro
; Filgueiras, Tarciso S.
; Firens, Marcela
; Flores, Andreia S.
; Forero, Enrique
; Forster, Wellington
; Fortuna-Perez, Ana P.
; Fortunato, Reneé H.
; Fraga, Cléudio N.
; França, Flávio
; Francener, Augusto
; Freitas, Joelcio
; Freitas, Maria F.
; Fritsch, Peter W.
; Furtado, Samyra G.
; Gaglioti, André L.
; Garcia, Flávia C.P.
; Germano Filho, Pedro
; Giacomin, Leandro
; Gil, André S.B.
; Giulietti, Ana M.
; A.P.Godoy, Silvana
; Goldenberg, Renato
; Gomes da Costa, Géssica A.
; Gomes, Mário
; Gomes-Klein, Vera L.
; Gonçalves, Eduardo Gomes
; Graham, Shirley
; Groppo, Milton
; Guedes, Juliana S.
; Guimarães, Leonardo R.S.
; Guimarães, Paulo J.F.
; Guimarães, Elsie F.
; Gutierrez, Raul
; Harley, Raymond
; Hassemer, Gustavo
; Hattori, Eric K.O.
; Hefler, Sonia M.
; Heiden, Gustavo
; Henderson, Andrew
; Hensold, Nancy
; Hiepko, Paul
; Holanda, Ana S.S.
; Iganci, João R.V.
; Imig, Daniela C.
; Indriunas, Alexandre
; Jacques, Eliane L.
; Jardim, Jomar G.
; Kamer, Hiltje M.
; Kameyama, Cíntia
; Kinoshita, Luiza S.
; Kirizawa, Mizué
; Klitgaard, Bente B.
; Koch, Ingrid
; Koschnitzke, Cristiana
; Krauss, Nathália P.
; Kriebel, Ricardo
; Kuntz, Juliana
; Larocca, João
; Leal, Eduardo S.
; Lewis, Gwilym P.
; Lima, Carla T.
; Lima, Haroldo C.
; Lima, Itamar B.
; Lima, Laíce F.G.
; Lima, Laura C.P.
; Lima, Leticia R.
; Lima, Luís F.P.
; Lima, Rita B.
; Lírio, Elton J.
; Liro, Renata M.
; Lleras, Eduardo
; Lobão, Adriana
; Loeuille, Benoit
; Lohmann, Lúcia G.
; Loiola, Maria I.B.
; Lombardi, Julio A.
; Longhi-Wagner, Hilda M.
; Lopes, Rosana C.
; Lorencini, Tiago S.
; Louzada, Rafael B.
; Lovo, Juliana
; Lozano, Eduardo D.
; Lucas, Eve
; Ludtke, Raquel
; Luz, Christian L.
; Maas, Paul
; Machado, Anderson F.P.
; Macias, Leila
; Maciel, Jefferson R.
; Magenta, Mara A.G.
; Mamede, Maria C.H.
; Manoel, Evelin A.
; Marchioretto, Maria S.
; Marques, Juliana S.
; Marquete, Nilda
; Marquete, Ronaldo
; Martinelli, Gustavo
; Martins da Silva, Regina C.V.
; Martins, Ângela B.
; Martins, Erika R.
; Martins, Márcio L.L.
; Martins, Milena V.
; Martins, Renata C.
; Matias, Ligia Q.
; Maya-L., Carlos A.
; Mayo, Simon
; Mazine, Fiorella
; Medeiros, Debora
; Medeiros, Erika S.
; Medeiros, Herison
; Medeiros, João D.
; Meireles, José E.
; Mello-Silva, Renato
; Melo, Aline
; Melo, André L.
; Melo, Efigênia
; Melo, José I.M.
; Menezes, Cristine G.
; Menini Neto, Luiz
; Mentz, Lilian A.
; Mezzonato, A.C.
; Michelangeli, Fabián A.
; Milward-de-Azevedo, Michaele A.
; Miotto, Silvia T.S.
; Miranda, Vitor F.O.
; Mondin, Cláudio A.
; Monge, Marcelo
; Monteiro, Daniele
; Monteiro, Raquel F.
; Moraes, Marta D.
; Moraes, Pedro L.R.
; Mori, Scott A.
; Mota, Aline C.
; Mota, Nara F.O.
; Moura, Tania M.
; Mulgura, Maria
; Nakajima, Jimi N.
; Nardy, Camila
; Nascimento Júnior, José E.
; Noblick, Larry
; Nunes, Teonildes S.
; O'Leary, Nataly
; Oliveira, Arline S.
; Oliveira, Caetano T.
; Oliveira, Juliana A.
; Oliveira, Luciana S.D.
; Oliveira, Maria L.A.A.
; Oliveira, Regina C.
; Oliveira, Renata S.
; Oliveira, Reyjane P.
; Paixão-Souza, Bruno
; Parra, Lara R.
; Pasini, Eduardo
; Pastore, José F.B.
; Pastore, Mayara
; Paula-Souza, Juliana
; Pederneiras, Leandro C.
; Peixoto, Ariane L.
; Pelissari, Gisela
; Pellegrini, Marco O.O.
; Pennington, Toby
; Perdiz, Ricardo O.
; Pereira, Anna C.M.
; Pereira, Maria S.
; Pereira, Rodrigo A.S.
; Pessoa, Clenia
; Pessoa, Edlley M.
; Pessoa, Maria C.R.
; Pinto, Luiz J.S.
; Pinto, Rafael B.
; Pontes, Tiago A.
; Prance, Ghillean T.
; Proença, Carolyn
; Profice, Sheila R.
; Pscheidt, Allan C.
; Queiroz, George A.
; Queiroz, Rubens T.
; Quinet, Alexandre
; Rainer, Heimo
; Ramos, Eliana
; Rando, Juliana G.
; Rapini, Alessandro
; Reginato, Marcelo
; Reis, Ilka P.
; Reis, Priscila A.
; Ribeiro, André R.O.
; Ribeiro, José E.L.S.
; Riina, Ricarda
; Ritter, Mara R.
; Rivadavia, Fernando
; Rocha, Antônio E.S.
; Rocha, Maria J.R.
; Rodrigues, Izabella M.C.
; Rodrigues, Karina F.
; Rodrigues, Rodrigo S.
; Rodrigues, Rodrigo S.
; Rodrigues, Vinícius T.
; Rodrigues, William
; Romaniuc Neto, Sérgio
; Romão, Gerson O.
; Romero, Rosana
; Roque, Nádia
; Rosa, Patrícia
; Rossi, Lúcia
; Sá, Cyl F.C.
; Saavedra, Mariana M.
; Saka, Mariana
; Sakuragui, Cássia M.
; Salas, Roberto M.
; Sales, Margareth F.
; Salimena, Fatima R.G.
; Sampaio, Daniela
; Sancho, Gisela
; Sano, Paulo T.
; Santos, Alessandra
; Santos, Élide P.
; Santos, Juliana S.
; Santos, Marianna R.
; Santos-Gonçalves, Ana P.
; Santos-Silva, Fernanda
; São-Mateus, Wallace
; Saraiva, Deisy P.
; Saridakis, Dennis P.
; Sartori, Ângela L.B.
; Scalon, Viviane R.
; Schneider, Ângelo
; Sebastiani, Renata
; Secco, Ricardo S.
; Senna, Luisa
; Senna-Valle, Luci
; Shirasuna, Regina T.
; Silva Filho, Pedro J.S.
; Silva, Anádria S.
; Silva, Christian
; Silva, Genilson A.R.
; Silva, Gisele O.
; Silva, Márcia C.R.
; Silva, Marcos J.
; Silva, Marcos J.
; Silva, Otávio L.M.
; Silva, Rafaela A.P.
; Silva, Saura R.
; Silva, Tania R.S.
; Silva-Gonçalves, Kelly C.
; Silva-Luz, Cíntia L.
; Simão-Bianchini, Rosângela
; Simões, André O.
; Simpson, Beryl
; Siniscalchi, Carolina M.
; Siqueira Filho, José A.
; Siqueira, Carlos E.
; Siqueira, Josafá C.
; Smith, Nathan P.
; Snak, Cristiane
; Soares Neto, Raimundo L.
; Soares, Kelen P.
; Soares, Marcos V.B.
; Soares, Maria L.
; Soares, Polyana N.
; Sobral, Marcos
; Sodré, Rodolfo C.
; Somner, Genise V.
; Sothers, Cynthia A.
; Sousa, Danilo J.L.
; Souza, Elnatan B.
; Souza, Élvia R.
; Souza, Marcelo
; Souza, Maria L.D.R.
; Souza-Buturi, Fátima O.
; Spina, Andréa P.
; Stapf, María N.S.
; Stefano, Marina V.
; Stehmann, João R.
; Steinmann, Victor
; Takeuchi, Cátia
; Taylor, Charlotte M.
; Taylor, Nigel P.
; Teles, Aristônio M.
; Temponi, Lívia G.
; Terra-Araujo, Mário H.
; Thode, Veronica
; Thomas, W.Wayt
; Tissot-Squalli, Mara L.
; Torke, Benjamin M.
; Torres, Roseli B.
; Tozzi, Ana M.G.A.
; Trad, Rafaela J.
; Trevisan, Rafael
; Trovó, Marcelo
; Valls, José F.M.
; Vaz, Angela M.S.F.
; Versieux, Leonardo
; Viana, Pedro L.
; Vianna Filho, Marcelo D.M.
; Vieira, Ana O.S.
; Vieira, Diego D.
; Vignoli-Silva, Márcia
; Vilar, Thaisa
; Vinhos, Franklin
; Wallnöfer, Bruno
; Wanderley, Maria G.L.
; Wasshausen, Dieter
; Watanabe, Maurício T.C.
; Weigend, Maximilian
; Welker, Cassiano A.D.
; Woodgyer, Elizabeth
; Xifreda, Cecilia C.
; Yamamoto, Kikyo
; Zanin, Ana
; Zenni, Rafael D.
; Zickel, Carmem S
.
Resumo Um levantamento atualizado das plantas com sementes e análises relevantes acerca desta biodiversidade são apresentados. Este trabalho se iniciou em 2010 com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos e, desde então vem sendo atualizado por mais de 430 especialistas trabalhando online. O Brasil abriga atualmente 32.086 espécies nativas de Angiospermas e 23 espécies nativas de Gimnospermas e estes novos dados mostram um aumento de 3% da riqueza em relação a 2010. A Amazônia é o Domínio Fitogeográfico com o maior número de espécies de Gimnospermas, enquanto que a Floresta Atlântica possui a maior riqueza de Angiospermas. Houve um crescimento considerável no número de espécies e nas taxas de endemismo para a maioria dos Domínios (Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica, Pampa e Pantanal), com exceção da Amazônia que apresentou uma diminuição de 2,5% de endemicidade. Entretanto, a maior parte das plantas com sementes que ocorrem no Brasil (57,4%) é endêmica deste território. A proporção de formas de vida varia de acordo com os diferentes Domínios: árvores são mais expressivas na Amazônia e Floresta Atlântica do que nos outros biomas, ervas são dominantes no Pampa e as lianas apresentam riqueza expressiva na Amazônia, Floresta Atlântica e Pantanal. Este trabalho não só quantifica a biodiversidade brasileira, mas também indica as lacunas de conhecimento e o desafio a ser enfrentado para a conservação desta flora.
Abstract An updated inventory of Brazilian seed plants is presented and offers important insights into the country's biodiversity. This work started in 2010, with the publication of the Plants and Fungi Catalogue, and has been updated since by more than 430 specialists working online. Brazil is home to 32,086 native Angiosperms and 23 native Gymnosperms, showing an increase of 3% in its species richness in relation to 2010. The Amazon Rainforest is the richest Brazilian biome for Gymnosperms, while the Atlantic Rainforest is the richest one for Angiosperms. There was a considerable increment in the number of species and endemism rates for biomes, except for the Amazon that showed a decrease of 2.5% of recorded endemics. However, well over half of Brazillian seed plant species (57.4%) is endemic to this territory. The proportion of life-forms varies among different biomes: trees are more expressive in the Amazon and Atlantic Rainforest biomes while herbs predominate in the Pampa, and lianas are more expressive in the Amazon, Atlantic Rainforest, and Pantanal. This compilation serves not only to quantify Brazilian biodiversity, but also to highlight areas where there information is lacking and to provide a framework for the challenge faced in conserving Brazil's unique and diverse flora.
https://doi.org/10.1590/2175-7860201566411
33340 downloads
7.
Autocuidado das pessoas com diabetes mellitus que possuem complicações em membros inferiores
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Gomides, Danielle dos Santos
; Villas-Boas, Lilian Cristiane Gomes
; Coelho, Anna Claudia Martins
; Pace, Ana Emilia
.
OBJECTIVE: Evaluate self-care activities of people with diabetes mellitus who have ulcers and/or amputations in lower limbs. METHODS: Cross-sectional study utilizing a quantitative approach developed in secondary and tertiary health units. The research instrument for the evaluation of self-care was the Diabetes Questionnaire of Self-Care Activities, previously validated for the Portuguese language. This questionnaire was applied to a convenience sample consisting of 35 people. RESULTS: Desirable self-care was noted i.e. good self-care related to the use of drug therapy, and the opposite for the practice of physical activities. CONCLUSION: Data suggested that continuous follow-up of these individuals in caring for their ulcers can contribute to self-care activities; the presence of ulcers limits the practice of physical activity.
OBJETIVO: Avaliar as atividades de autocuidado de pessoas com diabetes mellitus que possuem úlceras e/ou amputações em membros inferiores. MÉTODOS: Estudo transversal de abordagem quantitativa, desenvolvido em unidades secundária e terciária da saúde. O instrumento de pesquisa para avaliação do autocuidado foi o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes, previamente validado para a língua portuguesa. Aplicou-se esse questionário a uma amostra de conveniência, composta por 35 pessoas. RESULTADOS: Observou-se um autocuidado desejável, ou seja, um bom autocuidado, relacionado ao uso da terapia medicamentosa e o contrário para a prática de atividade física. CONCLUSÃO: Os dados sugeriram que o acompanhamento contínuo dessas pessoas, no cuidado das úlceras, pode contribuir às atividades de autocuidado; a presença das úlceras limita a prática da atividade física.
9 downloads
8.
Autocuidado das pessoas com diabetes mellitus que possuem complicações em membros inferiores
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Gomides, Danielle dos Santos
; Villas-Boas, Lilian Cristiane Gomes
; Coelho, Anna Claudia Martins
; Pace, Ana Emilia
.
OBJETIVO: Avaliar as atividades de autocuidado de pessoas com diabetes mellitus que possuem úlceras e/ou amputações em membros inferiores. MÉTODOS: Estudo transversal de abordagem quantitativa, desenvolvido em unidades secundária e terciária da saúde. O instrumento de pesquisa para avaliação do autocuidado foi o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes, previamente validado para a língua portuguesa. Aplicou-se esse questionário a uma amostra de conveniência, composta por 35 pessoas. RESULTADOS: Observou-se um autocuidado desejável, ou seja, um bom autocuidado, relacionado ao uso da terapia medicamentosa e o contrário para a prática de atividade física. CONCLUSÃO: Os dados sugeriram que o acompanhamento contínuo dessas pessoas, no cuidado das úlceras, pode contribuir às atividades de autocuidado; a presença das úlceras limita a prática da atividade física.
OBJECTIVE: Evaluate self-care activities of people with diabetes mellitus who have ulcers and/or amputations in lower limbs. METHODS: Cross-sectional study utilizing a quantitative approach developed in secondary and tertiary health units. The research instrument for the evaluation of self-care was the Diabetes Questionnaire of Self-Care Activities, previously validated for the Portuguese language. This questionnaire was applied to a convenience sample consisting of 35 people. RESULTS: Desirable self-care was noted i.e. good self-care related to the use of drug therapy, and the opposite for the practice of physical activities. CONCLUSION: Data suggested that continuous follow-up of these individuals in caring for their ulcers can contribute to self-care activities; the presence of ulcers limits the practice of physical activity.
13590 downloads
Exibindo
itens por página
Página
de 1
Próxima
Visualizar estatísticas de
Enviar resultado
Exportar resultados
Sem resultados
Não foram encontrados documentos para sua pesquisa
Glossário e ajuda para busca
Você pode enriquecer sua busca de uma forma muito simples. Use os índices de pesquisa combinados com os conectores (AND ou OR) e especifique cada vez mais sua busca.
Por exemplo, se você deseja buscar artigos sobre
casos de dengue no Brasil em 2015, use:ti:dengue and publication_year:2015 and aff_country:Brasil
Veja abaixo a lista completa de índices de pesquisa que podem ser usados:
Cód. do Índice | Elemento |
---|---|
ti | título do artigo |
au | autor |
kw | palavras-chave do artigo |
subject | assunto (palavras do título, resumo e palavras-chave) |
ab | resumo |
ta | título abreviado da revista (ex. Cad. Saúde Pública) |
journal_title | título completo da revista (ex. Cadernos de Saúde Pública) |
la | código do idioma da publicação (ex. pt - Português, es - Espanhol) |
type | tipo do documento |
pid | identificador da publicação |
publication_year | ano de publicação do artigo |
sponsor | financiador |
aff_country | código do país de afiliação do autor |
aff_institution | instituição de afiliação do autor |
volume | volume do artigo |
issue | número do artigo |
elocation | elocation |
doi | número DOI |
issn | ISSN da revista |
in | código da coleção SciELO (ex. scl - Brasil, col - Colômbia) |
use_license | código da licença de uso do artigo |