É fato que hoje o atual cenário da educação brasileira pode ser considerado calamitoso, devido a vários fatores que tem contribuído negativamente na aprendizagem dos alunos e comprovado nas avaliações nacionais e internacionais. Uma vez que o atual modelo não atende as necessidades de formação dos alunos ditos regulares, fica claro que este não atenderá as demandas dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) com dificuldade de comunicação. Dentro desse aspecto, neste trabalho são apresentadas propostas de intervenção pedagógica voltadas para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos com dificuldade de comunicação oral e que pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Os materiais produzidos estão baseados na comunicação intermediada pela técnica PCS (Picture Communication Symbols), onde são associadas às grandezas, imagens, equações e unidades de medida de forma avaliar a aprendizagem sem obrigatoriamente estarem atrelados a ela os procedimentos matemáticos comumente presentes na abordagem desses conteúdos. Apesar de estarem voltados para alunos com NEE, esses materiais trazem a mensagem para o professor da necessidade de adequação da sua prática letiva tornando ela mais efetiva e integradora para todos os alunos
It is a fact that today the current scenario of Brazilian education can be considered calamitous, due to several factors, which has contributed negatively to student learning and proven in national and international assessments. Since the current model does not meet the training needs of regular students, it is clear that it will not meet the demands of students with special educational needs (SEN) with communication difficulties. Within this aspect, in this work are presented pedagogical intervention proposals aimed at teaching concepts of electricity for students with oral communication difficulties and that can facilitate the process of teaching and learning. The materials produced are based on the communication mediated by the PCS (Picture Communication Symbols) technique, where they are associated with the magnitudes, images, equations and units of measurement in order to evaluate the learning without being bound to it the mathematical procedures commonly present in the approach of these contents . Although they are aimed at students with SEN, these materials bring the message to the teacher about the need to adapt their teaching practice making it more effective and inclusive for all students
Es un hecho que hoy el actual escenario de la educación brasileña puede ser considerado calamitoso, debido a varios factores, que ha contribuido negativamente en el aprendizaje de los alumnos y comprobado en las evaluaciones nacionales e internacionales. Una vez que el actual modelo no atiende las necesidades de formación de los alumnos dichos regulares, queda claro que éste no atenderá las demandas de los alumnos con necesidades educativas especiales (NEE) con dificultad de comunicación. En este aspecto, en este trabajo se presentan propuestas de intervención pedagógica dirigidas a la enseñanza de conceptos de electricidad para alumnos con dificultad de comunicación oral y que puede facilitar el proceso de enseñanza y aprendizaje. Los materiales producidos se basan en la comunicación intermedia por la técnica PCS (Picture Communication Symbols), donde se asocian a las magnitudes, imágenes, ecuaciones y unidades de medida de forma evaluar el aprendizaje sin obligatoriamente estar vinculados a ella los procedimientos matemáticos comúnmente presentes en el abordaje de esos contenidos . A pesar de estar orientados a alumnos con NEE, estos materiales traen el mensaje al profesor de la necesidad de adecuación de su práctica lectiva haciéndola más efectiva e integradora para todos los alumnos