RESUMO: O artigo A crise na educação, publicado por Hannah Arendt em 1958, o mesmo ano em que lançou A Condição Humana, apresenta uma análise singular acerca dos efeitos da crise política moderna manifesta em um contexto no qual a política, em seu sentido estrito, estaria de fora. Sessenta anos depois, o texto continua despertando reflexões importantes, demarcando a sua vitalidade, relevância e atualidade. O propósito deste trabalho é apresentar, na forma de um diálogo, alguns pontos nos quais a autora ancora sua singular interpretação acerca da educação moderna, na crise política geral apontada em A Condição Humana. De um modo específico, busca relacionar as críticas à pedagogia com as mudanças epistemológicas e axiológicas produzidas pela ciência moderna e pela deterioração do espaço público, ratificando a importância das reflexões de Hannah Arendt sobre a educação e sobre a política.
ABSTRACT: The article The crisis in education, published by Hannah Arendt in 1958 (the same year she launched The Human Condition) presents a singular analysis about the effects of the modern political crisis manifested in context where politics, in its strict sense, would be left out. Sixty years later, the article still wakens important reflections, marking its vitality, relevance and actuality. The purpose of this work is to present, in the form of a dialogue, some points in which the author anchors her singular interpretation about modern education, in the general political crisis pointed out in The Human Condition. Specifically, it seeks to relate criticisms to pedagogy with the epistemological and axiological changes produced by modern science and the deterioration of public space, confirming the importance of Hannah Arendt’s reflections on education and politics.