Resumo: O comércio internacional de pescados vem se destacando nas últimas décadas, pois é apontado como de ampla competição. Como forma de entender a dinâmica desse comércio, o objetivo da pesquisa foi caracterizar o desempenho histórico dos países exportadores de pescado no mercado internacional, com ênfase no Brasil, verificando quais países o comércio exterior serve como uma estratégia de crescimento econômico para os setores pesqueiro e aquícola. Para isso, uma matriz de desempenho foi elaborada de acordo com os valores e a tendência na série histórica mensuradas pelos índices de vantagem comparativa revelada (IVCR) e de posição relativa (IPR). Desse modo, a eficiência na dinâmica do comércio internacional de pescado se deve aos países desenvolvidos, que comercializam o pescado, principalmente entre si. Este intercâmbio é bem variado tanto em produtos quanto em países. No caso do Brasil, o desempenho foi ineficiente e decrescente, pois o pescado não é pauta importante no conjunto das exportações brasileiras, assim como a venda do produto para o mercado externo é inábil. Portanto, o pescado brasileiro não está servindo como uma estratégia de crescimento econômico para os setores pesqueiro e aquícola, utilizando-se do comércio internacional e interno.
Abstract: The international trade of seafood has been expanding in the last decades, once it is pointed as of ample competition. As a way of understanding the dynamics of this trade, the objective of this research is to characterize the historical performance of seafood exporting countries in the international market, emphasizing Brazil, as well as verifying which countries foreign trade serves as a strategy of economic growth for the fishing sector and aquaculture. A performance matrix was elaborated according to the values and the trend in the historical series measured by the indices of comparative advantage revealed (IVCR) and relative position (IPR). It was verified that the efficiency of the dynamics of international trade of seafood is due to developed countries to the commercialization of fish mainly among them. In the case of Brazil, the performance was inefficient and decreasing, since fish is not an important factor in Brazilian exports as a whole, as well as the sale of the product to the foreign market is unskillful. Thus, the Brazilian seafood is not serving as a strategy of economic growth for the fishing and aquaculture sector, using international and domestic trade.