Resumo O artigo tem por tema as web TVs. Apresenta e discute resultados das primeiras buscas efetuadas na Internet pelo termo "TV", e teve como objetivo verificar como elas vêm sendo enunciadas na rede. Para fins da análise empreendida, adotou-se a metodologia das molduras, a qual consiste em cartografar quadros de experiência e significação construídos técnica e esteticamente por cada mídia para sugerir certos sentidos aos conteúdos que veicula. Em paralelo, recupera-se brevemente uma história na qual se destacam quatro gerações de televisão no Brasil, sendo que a quarta seria justamente a das web TVs. Da análise feita, o principal resultado foi uma ponderação de que talvez essa geração seja de fato coisa diferente de televisão, o ponto zero do aparecimento de outro fenômeno, ainda em curso, ainda mal compreendido e explicado no atual estágio da técnica e da pesquisa de TV.
Abstract The subject of the article is web TVs. It presents and discusses results of the first queries made using "TV" as a search term on the Internet, and aimed to verify how they have been enunciated in the Web. For this analysis purposes, we used the frames methodology, which consists of mapping experience and meaning boards which are technically and aesthetically constructed by each medium in order to suggest some meanings to the content it conveys. In parallel, it briefly recovers a history which highlights four television generations in Brazil, where the fourth would be precisely the one of the web TVs. As from the analysis performed, the primary outcome was a weighting that maybe this generation is indeed something different from television, the point zero of the emergence of another phenomenon, still in progress, still poorly understood and explained in the current of TV´s technical and research phase.
Resumen Este artículo aborda el tema web TVs. Presenta y discute resultados de las primeras búsquedas efectuadas en Internet con la palabra "TV", y tiene como objetivo verificar como ellas están siendo enunciadas en la red. Para fines de análisis, se adoptó la metodología de las molduras, la cual consiste en cartografar cuadros de experiencia y significación construidos técnica y estéticamente por cada medio para sugerir ciertos sentidos a los contenidos que transmite. Paralelamente, se recupera brevemente una historia en la que se destacan cuatro generaciones de televisión en Brasil, siendo que la cuarta sería justamente la de las web TVs. El principal resultado del análisis fue una ponderación de que tal vez esa generación sea de hecho algo diferente de la televisión, el punto cero del aparecimiento de otro fenómeno, aún en curso, aún mal comprendido y explicado en la actual etapa de la técnica y de la investigación en TV.