RESUMO O Six Sigma teve a sua gênese em empresas industriais de grande dimensão que o implementaram como uma ferramenta para a redução de defeitos. O ‘sucesso’ inicial incentivou a sua aplicação noutras áreas menos convencionais verificando-se, atualmente, casos de ‘sucesso’ noutros setores de atividade, tal como os serviços, e dentro das próprias organizações noutras áreas para além da produção configurando, de fato, um novo modelo de gestão. Com o objectivo de determinar em que medida o Six Sigma está presente nas empresas portuguesas, foi elaborado um questionário direcionado as 500 maiores empresas, não financeiras, a operar em Portugal. Da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que é considerado como fator crítico de ‘sucesso’ para a adoção do Six Sigma o fator humano, desde a gestão de topo, à equipe nomeada para implementar e desenvolver os projetos Six Sigma aos restantes trabalhadores da organização. Ao nível do impacto na organização da adoção do Six Sigma, a investigação conduzida mostrou que após a sua implementação se verificaram ganhos de produtividade e, em geral, uma maior satisfação dos clientes externos. Verificou-se ainda, que o Six Sigma tem pouca expressão nas grandes empresas portuguesas, apesar de haver um interesse nesta abordagem, apenas suplantado pela ISO 9001 e pelo Balanced Scorecard.
ABSTRACT The Six Sigma had its genesis in big industrial companies that have implemented it as a tool for reducing defects. The initial success encouraged its application in other areas and we see today successful implementation in other sectors such as services, and within their own organizations in other areas beyond production, setting; this has contributed to Six Sigma being recognized as a new management model. In order to determine the extent to which Six Sigma is present in Portuguese companies, a questionnaire has been designed to target the 500 largest, non-financial companies, operating in Portugal. From the analysis of the results, we can conclude that top management support and the level of involvement of employees in developing and implementing Six Sigma projects are perceived as critical factors in successful implementations. In terms of impact on the organization's adoption of Six Sigma, research conducted showed that after its implementation there have been gains in productivity and, in general, a greater satisfaction of external customers. Furthermore, findings evidenced that Six Sigma still has little expression in the large Portuguese companies, although there is an interest in this approach, only superseded by ISO 9001 and the Balanced Scorecard approach.
RESUMEN El Six Sigma tuvo origen en empresas industriales de grandes dimensiones que lo implementaron como sistema para reducir defectos. El ‘éxito’ inicial incentivó su aplicación en otras áreas menos convencionales y actualmente se comprueban casos de ‘éxito’ en otros sectores de actividad, como servicios y, además de la producción, en otras áreas dentro de las propias organizaciones, configurándose realmente como un nuevo modelo de gestión. Con la finalidad de determinar en qué medida el Six Sigma está presente en las empresas portuguesas, se elaboró un cuestionario dirigido a las 500 mayores empresas, no financieras que operan en Portugal. Por el análisis de los resultados obtenidos, se concluyó que el factor humano se considera factor crítico de ‘éxito’ para adoptar el Six Sigma, desde la gestión de la alta administración hasta el equipo designado para implementar y desarrollar los proyectos Six Sigma para los demás trabajadores de la organización. Además del grado del impacto de la adopción del Six Sigma en la organización, la investigación dirigida mostró que después de su implementación se constató incremento de la productividad, y en general, mayor satisfacción de los clientes externos. Se observó también que el Six Sigma tiene poca significación en las grandes empresas portuguesas, a pesar de haber interés en este proyecto, reemplazado apenas por la ISO 9001 y por el Balanced Scorecard.