Resumo Em um contexto de busca por sustentabilidade econômica e práticas promotoras da saúde, a agroecologia apresenta-se como ponto de integração de diversos saberes: tradicionais, científicos, técnicos produtivos e econômico-sociais. Acrescenta-se que, para realmente se obter uma agricultura sustentável, todos os aspectos da produção, distribuição e consumo de alimentos precisam estar integrados e as escolhas dos consumidores podem ser consideradas um fator de impacto sobre o meio ambiente. Este artigo tem como objetivo caracterizar os consumidores de três mercados de proximidades agroecológicos nos municípios de Belo Horizonte, Santana do Riacho e Jaboticatubas, em Minas Gerais. Foi feito o levantamento dos dados primários, sendo aplicados 191 questionários em três mercados de proximidades agroecológicos. A análise estatística utilizada foi a análise de cluster. Identificaram-se 2 clusters, denominados: a) “Consumidores mais próximos dos conhecimentos agroecológicos”; e b) “Consumidores Sustentáveis e menos próximos dos conhecimentos agroecológicos”. As análises possibilitaram identificar as reais percepções dos consumidores em relação aos mercados agroecológicos e definir de maneira assertiva as limitações locais. Além disso, mostraram quais as estratégias são mais adequadas para atender as necessidades dos consumidores e estimular a venda dos produtos, garantindo, assim, a viabilidade financeira dos agricultores.
Abstract In a context of searching for economic sustainability and health-promoting practices, agroecology presents itself as a point of integration of several knowledges: traditional, scientific, productive technical and economic-social. Moreover, in order to truly achieve sustainable agriculture, all aspects of food production, distribution and consumption need to be integrated, and consumers’ choices can be considered as an impact factor on the environment. This article aims to characterize consumers in three agroecological markets in the municipalities of Belo Horizonte, Santana do Riacho and Jaboticatubas, in Minas Gerais. A primary data survey was used, with 191 questionnaires applied in three agroecological neighborhood markets. The statistical analysis used was cluster analysis; 2 clusters were identified: a) “Consumers Closer to Agroecological Knowledge”; and b) “Sustainable Consumers and Less Close to Agroecological Knowledge”. These analyses allowed to identify the real perceptions of consumers regarding agroecological markets and to define assertively the limitations of the locations, in addition to showing which strategies are the most appropriate to simultaneously meet the needs of consumers and stimulate the sale of products, thus ensuring the financial viability of farmers.