RESUMO O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças (38 meninas e 36 meninos) com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo(r) em um percurso de 7 metros, sem apoios. Os participantes foram divididos em três grupos, para cada sexo, em relação a instrução: Foco Externo Próximo (FP); Foco Externo Distante (FD); Controle (C). Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.
ABSTRACT The aim of this study was to investigate the influence of focus of attention in learning of boys and girls, in a balance task. Seventy-four children (38 girls and 36 boys) with a mean age of 8,03 years participated in the study. The task involved participants to ride a Pedalo, without support. The participants were divided in six groups, three for each sex, in relation to the instruction: Proximal External Focus (FP); Distal External Focus (FD); Control (C). The results showed that, in acquisition phase, boys outperformed girls (p=0,022). In transfers tests, only T2 showed a significant difference (p=0,014), with better performance of boys and, for the focus of attention, the distant external focus was higher than the control group in both transfers tests (p=0,034; p=0,018). Thus, directing the focus of attention externally, at a greater distance from the body, can enhance learning of boys.