During the pandemic, was adopted, despite some terminological differences, the Remote Learning (RL), opposing it to Distance Education (DE). Thus, in this essay, we aim to evaluate the apparent distinctions, problematizing them. We conclude that the efforts aimed at diametrically separating the two realities are, in many ways, mistaken. We defend, in this light, that RL, if one wants to preserve its emergency dimension, is a variation of DE, as it comprises, as a foundation, the separation in space and/or time between the subjects, as well the use of technologies that enable pedagogical mediation.
Durante la pandemia, se adoptó, a pesar de algunas diferencias terminológicas, el Enseñanza Remota (ER), oponiéndolo a la Educación a Distancia (ED). Así, en este ensayo pretendemos evaluar las aparentes distinciones, problematizándolas. Concluimos que los esfuerzos encaminados a separar diametralmente las dos realidades están, en muchos sentidos, equivocados. Defendemos, en este sentido, que el ER, si se quiere conservar su dimensión de emergência, es una variación de la ED, ya que comprende, como fundamento, la separación en el espacio y/o tiempo entre los sujetos, así como el uso de tecnologías que posibiliten la mediación pedagógica
Durante a pandemia, adotou-se aquilo que, apesar de algumas variações terminológicas, se convencionou chamar de Ensino Remoto (ER), opondo-o à Educação a Distância (EaD). Neste ensaio, temos como objetivo avaliar as aparentes distinções, problematizando-as. Concluímos que os esforços voltados a separar diametralmente as duas realidades são, em muitos sentidos, equivocados. Defendemos, sob esse prisma, que o ER, se se quer preservar sua dimensão emergencial, nada mais é do que uma configuração possível para tudo aquilo que chamamos de EaD, pois compreende, fundamentalmente, a separação no espaço e/ou no tempo entre os sujeitos, bem como o uso de tecnologias que viabilizam a mediação pedagógica.