Resumo O objetivo deste artigo é investigar a construção da imagem oficial de João Goulart e seu governo a partir do cinejornal Atualidades da Agência Nacional, produzido entre 1963-1964. Busca-se compreender, através da produção audiovisual oficial, como Goulart requalificou o trabalhismo, reforçando o seu projeto político de promoção da justiça social. A mobilização de diversos setores sociais (movimento operário, movimento estudantil, ligas camponesas) favoreceu a radicalização do trabalhismo proposto por Goulart. Os cinejornais produzidos nos anos de 1963 e 1964 irão tratar dos principais pilares desse “trabalhismo radical”: a reforma agrária, a política externa independente e a parceria entre os trabalhadores urbanos e o presidente da República.
Abstract The aim of this paper is to analyse the construction of the official image of João Goulart and his government based on the Atualidades newsreels produced by Agência Nacional (National Agency) between 1963-1964. It seeks to understand, through the state-owned audio-visual production, how Goulart requalified the labourism, reinforcing his political project of promoting social justice. The mobilization of several social sectors (labour movement, student movement, peasant leagues) favoured the radicalization of Goulart’s labourism. The political newsreels produced in the years 1963 and 1964 deal with the main pillars of this “radical labourism”: agrarian reform, independent foreign policy and the partnership between urban workers and the president of the Republic.
Resumen El objetivo del artículo es investigar la construcción de la imagen oficial de João Goulart y su gobierno a partir del noticiario cinematográfico Atualidades de la Agência Nacional (Agencia Nacional), producido entre 1963-1964. Se busca comprender, por medio de la producción audiovisual oficial, cómo Goulart resignificó el laborismo, reforzando su proyecto político basado en la promoción de la justicia social. La movilización de diversos sectores sociales (movimiento obrero, movimiento estudiantil, ligas campesinas) favoreció la radicalización del laborismo propuesto por Goulart. Los noticiarios cinematográficos producidos en los años 1963 y 1964 abordaron los principales pilares de este “laborismo radical”: la reforma agraria, la política externa independiente y la relación colaborativa entre los trabajadores urbanos y el presidente de la Republica.