RESUMO Objetivo: Tendo como pano de fundo os custos de transação e o arcabouço teórico da gestão estratégica da logística (GEL), do desempenho operacional (DO) e da internet das coisas (IoT), o objetivo deste estudo é verificar se há efeito mediador da IoT na relação entre GEL e OP. Originalidade/valor: A análise bibliométrica indicou que os estudos sobre a IoT direcionados à área de negócios ainda são escassos, portanto há uma perspectiva de expansão da fronteira do conhecimento no campo da administração. Este artigo busca mostrar se a IoT tem influência mediadora na relação entre GEL e DO, além de destacar as variáveis significativas de cada constructo. Este estudo pode ajudar gerentes de negócios a identificar os benefícios da adoção da IoT. Quanto aos pesquisadores, podem utilizar a escala de mensuração para pesquisas futuras. Design/metodologia/abordagem: Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa com coleta de dados por meio de questionário semiestruturado com uma amostra de 76 empresas. Os dados foram tratados com uso da estatística descritiva e da estatística multivariada com a técnica de modelagem em equações estruturais. Antes da aplicação da técnica de modelagem em equações estruturais, os dados foram submetidos a testes de validade convergente e discriminante. Resultados: A IoT desempenha um papel mediador, mas parcial, no relacionamento entre GEL e DO. A implementação da IoT melhora a eficiência com a tomada de decisões proativas e interconexão de recursos. Sua aplicação busca automatizar, simplificar, controlar remotamente e gerar informações sobre o cliente e eliminar erros.
ABSTRACT Purpose: Against the backdrop of the transaction costs and theoretical strands of thought in authors of the strategic logistics management (SLM), operational performance (OP), and the internet of things (IoT), the purpose of this study is to verify if the IoT performs a mediating effect on the relationship between SLM and OP. Originality/value: The bibliometric study indicated that studies on the IoT aimed at the business area are still scarce. Therefore, there is a prospect of expansion of the knowledge frontier of the administration field. This article seeks to show whether the IoT has a mediating influence on the relationship between SLM and OP, in addition to highlighting the most significant variables of each construct. This study can help business managers and researchers to identify the benefits of adopting IoT. Design/method/approach: For that, a quantitative research was carried out. The research collected data through a semi-structured questionnaire with a sample of 76 companies. Data were treated by descriptive statistics and multivariate statistics with the modeling technique in structural equations. Before the application of the modeling technique in structural equations, data were submitted to tests of convergent and discriminant validity. Findings: The IoT plays a mediating but partial role in the relationship between SLM and OP. Implementing the IoT provides better efficiency by enabling proactive decisions, interconnecting resources, automating, streamlining, remotely controlling, generating customer information, and eliminating errors.