Resumo Este trabalho apresenta uma síntese cartográfica com considerações iniciais sobre quatro zonas (metáfora emprestada da cartografia da malha viária) da produção acadêmica que agrupam, no período dos últimos dez anos, artigos, dissertações e teses desenvolvidos dentro das temáticas religião e consumo na Comunicação. A proposta do texto é refletir sobre os vínculos epistemológicos e os níveis de articulação entre diferentes correntes teóricas, que por vezes se distanciam, por vezes se aproximam. Trata-se, de início, de um estudo exploratório cuja proposta central é resumir, em um mapa, as abordagens-chave dessas pesquisas em nossa área, apontando as particularidades desses estudos e o que distingue a Comunicação quando se trata de pesquisas que articulam essas temáticas.
Abstract This work presents a cartographic summary regarding four zones (a metaphor borrowed from the cartography of road web) of the academic production which group, during the last ten years, articles, dissertations and theses developed under the thematic of religion and consumption on Communication Studies. This paper aims to debate about epistemological bonds and levels of articulation among different theoretical chains that, sometimes, get close and, sometimes, far. It is an exploratory study which proposes to sum up, through a map, the key-approaches found in the researches in Communication, indicating particularities regarding these studies and what distinguish Communication when deals with researches regarding theses thematic.
Resumen Este artículo presenta una síntesis cartográfica con la consideración inicial de cuatro zonas (metáfora tomada de la cartografía de la malla de tráfico) de la producción académica cuyo grupo, dentro de los últimos diez años, artículos, disertaciones y tesis dentro de los temas religiosos y el consumo en la Comunicación. El texto propuesto es reflexionar sobre los vínculos epistemológicos y niveles de articulación entre las diferentes corrientes teóricas que a veces se alejan y se acercan a los demás. Es, en primer lugar, un estudio exploratorio cuya principal propuesta se resume en un mapa, los enfoques clave, la investigación en nuestra área, señalando las particularidades de estos estudios y lo que distingue a la Comunicación cuando se trata de investigaciones que articular estas temas.