Entre os principais assuntos que vêm marcando presença na agenda da teoria política contemporânea nos últimos anos, estão os temas da deliberação, da comunidade e da comunicação. O que os "novos" debates sobre a democracia deliberativa, o comunitarismo e a teoria da comunicação não deixam claro, contudo, consiste no fato de que a "novidade" que apresentam já se encontrava anunciada na teoria pragmatista desenvolvida no começo do século XX, especialmente nos escritos de John Dewey. Com efeito, nos primeiros anos desse século, Dewey elaborou uma consistente teoria política normativa, cujo principal foco centrava-se na questão da democracia. Isso não teria nenhuma relevância especial caso a teoria democrática avançada por Dewey não abarcasse efetivamente uma concepção normativa de democracia participativa ou deliberativa nos mesmos moldes discutidos pelas mais recentes tendências e autores da teoria democrática contemporânea. A partir da leitura de Dewey e de alguns de seus comentadores, é possível identificar um conceito de democracia "radical", "procedimental" e "deliberativa" que apresenta fortes ressonâncias, por exemplo, com os temas de comunidade, participação, comunicação, espaço público e educação. Diante disso, o objetivo deste artigo consiste em recuperar o pensamento de John Dewey, demonstrando o seu vanguardismo frente à teoria política contemporânea e indicando a relevância de sua contribuição para o atual debate da teoria da democracia.
Among the main issues that have been making their presence felt in contemporary political theory of recent years are the themes of deliberation, community and communication. However, what the "new" debates on deliberative democracy, communitarianism and communication theory do not make clear is the fact that the "novelty" that they represent had already been enunciated in early twentieth century pragmatist theory, and in John Dewey's writings in particular. In essence, during the first few years of this century Dewey elaborated a consistent normative political theory whose principal focus was the issue of democracy. This would be of no particular relevance if Dewey's democratic theory did not actually develop a normative conception of participatory or deliberative democracy that is very similar to that of recent tendencies and exponents of contemporary democratic theory. Through reading Dewey and some of his commentators, we can identify concepts of "radical", "procedural" and "deliberative" democracy that resonate strongly with themes of community, participation, communication, public space and education. Thus, the goal of this article is to revisit Dewey's thought, showing his vanguard relation to contemporary political theory and pointing to the relevance of his contribution for current debates within democratic theory.
Parmi les principaux thèmes mis en relief par la théorie politique contemporaine ces dernières années, figurent les thèmes de la délibération, de la communauté et de la communication. Ce que les «nouveaux» débats sur la démocracie, le communautarisme et la théorie de la communication n'éclaircissent pas est le fait que la «nouveauté» qu'ils abordent existait déjà dans la théorie pragmatique développée au début du XXième siècle, surtout dans les textes de John Dewey. En effet, dans les premières années de ce siècle, Dewey élabora une consistante théorie politique normative centrée sur la question de la démocracie. Cela n'aurait aucune importance si la théorie démocratique présentée par Dewey ne portait justement pas sur une conception de démocracie participative ou délibérative selon les modèles des débats menés par les tendances les plus récentes et par les auteurs de la théorie démocratique contemporaine. A partir de la lecture de Dewey et de certains de ses commentateurs, il est possible d'identifier un concept de démocracie «radicale», «procédurière» et «délibérative» qui ont de fortes résonnances, par exemple, avec les thèmes de la communauté, de la participation, de la communication, de l'espace public et de l'éducation. De ce fait, l'objectif de cet article consiste à réhabiliter la pensée de John Dewey en revelant son esprit d'avant-garde face à la théorie politique contemporaine et en soulignant l'importance de sa contribution au débat actuel de la théorie de la démocracie.