RESUMO: Tomando parte na discussão que há no campo da teoria do jornalismo sobre a objetividade e a subjetividade, e falando do lugar da linguagem, neste trabalho, propomos que os modos de apropriação do discurso de outrem podem ser um meio à resolução desse impasse, pois levantamos a hipótese de que eles evidenciam posicionamentos sócio-ideológicos do sujeito-jornalista em relação ao objeto de enunciação. Para tanto, partimos da concepção de linguagem do chamado Círculo de Bakhtin e tomamos notícias dos dois jornais mais lidos do estado de Pernambuco, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, respectivamente, sobre Eduardo Campos, candidato à presidência do Brasil em 2014. As análises feitas mostraram que os modos de apropriação do discurso de outrem podem servir a efeitos de sentidos diversos entre si e que, quando da apropriação do discurso de outrem, o sujeito-jornalista não cede lugar ao outro, mas, sim, fala junto com ele, evidenciando posicionamentos ideológicos por meio das notícias.
ABSTRACT: This article engages with the discussion on the tension between objectivity and subjectivity in the field of journalism theory. Addressing the place of language in these studies, we propose that the modes of appropriating the discourse of the Other can be a way to reconcile this tension, as we raise the hypothesis that it is a mark of the socio-ideological positioning of the journalist-subject in relation to the object of utterance. Therefore, we begin with the concept of language from the Bakhtin Circle, examining the news from two of the most widely read newspapers in the State of Pernambuco – the Diário de Pernambuco and the Jornal do Commercio, respectively – which addresses Eduardo Campos, candidate to the presidency of Brazil in 2014. The analysis carried out shows that the means of appropriation of the discourse of the Other can serve to effect various meanings, and that, when appropriating the discourse of the Other, the journalist-subject does not give his place to the Other, but rather speaks together with him, demonstrating ideological positioning in the news item.