A universidade se afirma como instituição por excelência, em todas as suas dimensões, para o cultivo do saber num constante processo de construção e reconstrução, em busca do desenvolvimento da cultura e pensamento. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os cursos brasileiros de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Produção, considerando a ênfase do curso, as áreas de pesquisa, a situação geográfica e a sua classificação. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo e quantitativo, do tipo descritivo, tendo como plano de coleta dos dados uma pesquisa bibliográfica a partir dos dados disponibilizados nos sitesda Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e do Ministério da Educação (e-MEC). O estudo aponta que, apesar do curso de graduação e de pós em Engenharia de Produção terem se desenvolvido no país, a sua distribuição é heterogênea e a qualidade se encontra aquém das necessidades do mercado.
The University is consolidated as an institution of excellence in all its dimensions, by the cultivation of knowledge in a constant process of construction and reconstruction aiming at the development of culture and thought. Thus, this paper aims to analyze the Brazilian undergraduate and graduate courses in Production Engineering, considering their emphasis, research areas, geographical location, and classification. To this end, a qualitative, quantitative and descriptive study was developed, with a plan to collect information through a literature search of the data available on the websites of the Brazilian Association of Industrial Engineering (ABEPRO) and the Ministry of Education (e-MEC). The study indicates that, although the undergraduate and graduate courses in Production Engineering have improved in the country, their distribution is heterogeneous and their quality falls short of the market's requirements.