RESUMO Objetivo: Descrever o processo de elaboração e validação de uma cartilha com orientações perioperatórias para os pacientes cirúrgicos. Método: Estudo metodológico, quantitativo, dividido em três etapas: revisão narrativa, elaboração da cartilha e validação com 23 juízes, enfermeiros especialistas em segurança do paciente/enfermagem perioperatória, que responderam ao Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional via online. A cartilha foi considerada válida quando cada item obteve Índice de Validade de Conteúdo igual ou superior a 0,8. Resultados: O material elaborado foi dividido em quatro itens: segurança do paciente cirúrgico; orientações pré-operatórias; o centro cirúrgico; orientações após a cirurgia. O Índice de Validade de Conteúdo global na validação com juízes foi 1,0, considerado padrão-ouro. Conclusão: A cartilha foi validada pelos especialistas em relação aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância.
ABSTRACT Objective: To describe the development and validation process of a booklet with perioperative guidelines for surgical patients. Method: This is a methodological, quantitative study, divided into three stages: narrative review, booklet preparation and validation with 23 judges, nurses specialized in patient safety/perioperative nursing, who answered the online Educational Content Validation Instrument. The booklet was considered valid when each item obtained a Content Validity Index equal to or greater than 0.8. Results: The elaborated material was divided into four items: surgical patient safety; preoperative guidelines; the surgical center; guidelines after surgery. The overall Content Validity Index in the validation with judges was 1.0, considered gold standard. Conclusion: The booklet was validated by experts regarding objectives, structure/presentation and relevance.
RESUMEN Objetivo: Describir el proceso de elaboración y validación de un folleto con directrices perioperatorias para pacientes quirúrgicos. Método: Estudio metodológico, cuantitativo, dividido en tres etapas: revisión narrativa, elaboración del cuadernillo y validación con 23 jueces, enfermeros especializados en seguridad del paciente/enfermería perioperatoria, que respondieron al Instrumento de Validación del Contenido Educativo online. El cuadernillo se consideró válido cuando cada ítem obtuvo un Índice de Validez de Contenido igual o superior a 0,8. Resultados: El material elaborado se dividió en cuatro ítems: seguridad del paciente quirúrgico; pautas preoperatorias; el centro quirúrgico; pautas después de la cirugía. El Índice de Validez de Contenido global en la valoración con juicios fue de 1,0, considerado estándar de oro. Conclusión: El folleto fue validado por los expertos en cuanto a los objetivos, la estructura/presentación y la relevancia.