RESUMO Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma estratégia de aprendizagem colaborativa entre profissionais da educação em uma área de trabalho específica, o autismo, para apoiar o intercâmbio de experiências através das redes. A amostra é composta por uma equipe de 11 professoras de aulas específicas para autistas, cujo trabalho é baseado na concepção e contraste de estratégias de intervenção educativa para estes alunos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em grupo, questionários e análise do Plano de Trabalho. Os resultados indicam que o trabalho planejado e consensual, com um caminho comum de participação continuada, fornece uma garantia de qualidade em direção à melhoria da educação. Assim, o grupo de trabalho oferece segurança profissional aos seus participantes, favorece a realização de objetivos comuns e evita o isolamento profissional de professores em aulas específicas, uma vez que a comunicação em rede é a base do seu trabalho.
ABSTRACT This paper exposes some findings obtained by a research on collaborative learning. Its general purpose was to gain a deeper knowledge on the effect of networks in teacher’s collaborative learning. The sample was conformed by 11 teachers in autism specific classrooms, whose work consists in designing and contrasting educational intervention strategies for those students. Data collection was performed through group interviews, questionnaires and analysis of the work plan. The results indicate that the work planned and agreed with a common path of continued participation, provides a basis to the improvement of education. Given that the working group provides professional security for its participants, helps to achieve common objectives and avoid professional isolation of teachers in specific classrooms, network communication is the basis of their work.
RESUMEN En este artículo se presenta un estudio de caso sobre una estrategia de aprendizaje colaborativo entre profesionales de la educación en un ámbito específico de trabajo, el alumnado con autismo, para apoyar el intercambio de experiencias a través de las redes. La muestra se compone de un equipo de 11 profesoras de aulas de autismo específicas, cuyo trabajo se basa en diseñar y contrastar estrategias educativas de actuación para este alumnado. La recogida de datos se ha realizado a través de entrevistas en grupo, cuestionarios y análisis del Plan de Trabajo. Los resultados indican que el trabajo planificado y consensuado, con una trayectoria común de participación continuada en el tiempo, ofrece una garantía de calidad que camina hacia la mejora en educación. Así, el grupo de trabajo ofrece seguridad profesional a sus participantes, favorece la consecución de objetivos comunes y evita el aislamiento profesional de los profesores en aulas específicas, ya que la comunicación en la red es la base de su trabajo.