O objetivo deste trabalho é identificar e analisar como ocorre o processo de estrategizar em uma rede interorganizacional de pequenas e médias empresas. Assumimos como referência teórica a perspectiva da estratégia como prática social. Essa abordagem parte da ideia de que as estratégias são (re)constituídas no cotidiano organizacional por meio das interações entre os atores que negociam seus variados e contraditórios interesses. Tal abordagem acompanha o movimento que vem ocorrendo na teoria social, a qual passou a dar maior enfoque às práticas sociais. A pesquisa se desdobra com base em um estudo de caso qualitativo desenvolvido em uma rede interorganizacional do interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, observação não participante e análise documental. Com base nas informações encontradas no campo, verificamos a existência de quatro grandes práticas estratégicas na rede pesquisada (negociando e comprando; precificando produtos; definindo a marca e projetando franquias; criando o cartão de crédito). Tais estratégias foram identificadas como "individuais" ou "coletivas". Observamos que estratégias "individuais" e estratégias "coletivas" se influenciam mutuamente, sendo tênue a linha divisória que as separa, uma vez que se confundem no processo de estrategizar, na medida em que os interesses são negociados. Concluímos que as práticas estratégias desenvolvidas na rede, a partir das relações entre os atores, são marcadas por constantes tensões e contradições entre os diferentes interesses que subsistem no arranjo interorganizacional. Além do mais, as estratégias não seguem uma lógica coerente por meio de ações deliberadas em prol de um objetivo claramente definido.
The aim of this paper is to identify and analyze the strategizing process in an organizational network of small and medium size enterprises. We employ the strategy as social practice perspective as reference for the study. This approach assumes that strategies are constituted in everyday life, through interactions among the actors, who negotiate their various and contradictory interests. That approach follows the movement that has occurred in social theory, which focuses on social practices. The research is based on a qualitative case study developed in an interorganizational network at Minas Gerais. Data collection was conducted through in-depth interviews, non-participant observation and documentary analysis. Based on information search in the field we identify the existence of four strategic practices in the network (negotiating and purchasing, pricing products, defining brand and designing franchises, creating the credit card). Such strategies have been identified as "individual" or "collective". "Individual" and "collective" strategies influence each other on the process of strategizing, however, the line that separating them is unclear to the extent that the interests are negotiated. We conclude that the strategies as practice developed in the network, in the course of the relationships between actors, are constantly in tensions and contradictions among various inter-organizational interests. Moreover, the strategies do not follow a consistent logic through deliberate actions towards a clearly defined goal.
El objetivo de este trabajo es identificar y analizar cómo el proceso de elaboración de estrategias se produce en una red interinstitucional de las pequeñas y medianas empresas. Tomamos como referencia la perspectiva teórica de la estrategia como práctica social. Este enfoque proviene de la idea de que las estrategias son constituida en la vida cotidiana, a través de las interacciones entre los actores, que negocian sus intereses variados y contradictorios. Este enfoque sigue el movimiento que se ha producido en la teoría social, que ha puesto más énfasis en las prácticas sociales. La investigación se desarrolla sobre la base de un estudio cualitativo de casos desarrollados en una red interinstitucional en Minas Gerais. La recolección de datos se llevó a cabo a través de entrevistas en profundidad, la observación no participante y análisis de documentos. Sobre la base de información que se encuentra en el campo se comprobó la existencia de cuatro prácticas estratégicas principales en la red estuidiada (la negociación y compra; los precios de los productos; definición de marcas y diseño de franquicias; creación de la tarjeta de crédito). Estas estrategias han sido identificados como "individuo" o "colectivos". Se observó que las estrategias de "individuo" y las estrategias de "colectivo" se influyen mutuamente, y la delgada línea que los separaba, ya que confunden el proceso de elaboración de estrategias en la medida en que los intereses se negocian. Se concluye que las estrategias prácticas desarrolladas en la red, de las relaciones entre los actores, están marcadas por constantes tensiones y contradicciones entre los diferentes intereses que existen en la interorganizacional. Además, las estrategias no siguen una lógica coherente a través de acciones deliberadas para lograr un objetivo claramente definido.