Resumo: O comércio entre as nações tem se diferenciado, pois o crescente fluxo global acrescentou os bens e serviços criativos. As exportações provindas dessas indústrias não necessariamente estão imbuídas de intensidade tecnológica. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise de evidências de classificação das exportações de diferentes setores criativos e sua intensidade tecnológica, fazendo uso dos dados dispo-nibilizados pela UNCTAD, entre o Brasil e Argentina. A metodologia da pesquisa caracte-riza-se como aplicada de cunho quantitativo e qualitativo. Os resultados mostram a ne-cessidade de potencializar a inclusão de setores mais dinâmicos na pauta de exportação com bens criativos de maior valor agregado, contribuindo para uma maior geração de renda, fortalecendo as capacidades locais.
Abstract: Trade between nations has been differentiated as the growing global flow added creative goods and services. Exports stemmed these industries are not necessarily imbued with technological intensity. In this sense, the purpose of this article is to present a classification of evidence analysis of exports of different creative sectors and technolo-gy intensity, making use of the data published by UNCTAD, between Brazil and Argentina. The research methodology is characterized as applied quantitative and qualitative na-ture. The results show the need to enhance the inclusion of the most dynamic sectors in the export list with creative goods with higher added value, contributing to greater in-come generation, strengthening local capacity.
Resumen: El comercio entre las naciones se ha diferenciado como el creciente flujo glo-bal añadió bienes y servicios creativos. Las exportaciones provenían estas industrias no están necesariamente imbuidos de intensidad tecnológica. En este sentido, el propósito de este artículo es presentar un análisis de clasificación de la evidencia de las exportacio-nes de los diferentes sectores creativos e intensidad de tecnología, haciendo uso de los datos publicados por la UNCTAD, entre Brasil y Argentina. La metodología de investiga-ción se caracteriza por ser cuantitativa aplicada y la naturaleza cualitativa. Los resultados muestran la necesidad de mejorar la inclusión de los sectores más dinámicos en la lista de exportación con productos creativos con mayor valor añadido, lo que contribuye a una mayor generación de ingresos, el fortalecimiento de la capacidad local.