Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição espacial e temporal de uma associação de Cicindelídeos (Coleoptera: Carabidae: Cicindelinae) ao longo de um transecto de 105m na reserva florestal A. Ducke perto de Manaus (Amazônia Central)

A distribuição espacial e temporal de uma associação de cicindelídeos diurnos foi estudada num transecto de 105 m próximo à estação de campo da Reserva Florestal A. Ducke, perto de Manaus (AM), Brasil. O transecto seguiu uma trilha, incluindo áreas sombrias e ensolaradas. Cinco das espécies, restritas à floresta primária, ocorreram somente nas áreas sombrias do transecto, e três espécies ocorreram em áreas abertas. Das oito espécies, somente duas, dos habitats abertos, não mostraram uma distinta atividade sazonal. Em seis espécies, a atividade foi restrita à época de chuva. O ritmo anual mais pronunciado foi constatado para Pentacomia ventralis, uma espécie de habitats abertos. A atividade de adultos foi limitada a Outubro/Novembro. Larvas do primeiro estádio apareceram logo em seguida. O principal desenvolvimento larval foi de Janeiro até Maio. A larva do terceiro estádio entrou em dormência, com uma duração de até 10 meses, possibilitando assim a sincronização da eclosão dos adultos com as estações do ano.

Cicindelídeos; estrutura de associação; terra firme; Amazônia


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br