Acessibilidade / Reportar erro

Butia capitata (Mart.) Becc. lamina anatomy as a tool for taxonomic distinction from B. odorata (Barb. Rodr.) Noblick comb. nov (Arecaceae)

A distinção de Butia capitata e de B. odorata é baseada em poucos caracteres morfológicos, o que motiva a busca por mais dados que corroborem a separação. Como dados da anatomia foliar são relevantes na circunscrição de taxa em Arecaceae, objetivou-se descrever a anatomia foliar de B. capitata e comparar com a de B. odorata. Amostras da porção mediana das pinas foram coletadas e processadas de acordo com técnicas usuais em Anatomia Vegetal. A epiderme é unisseriada e possui cutícula espessa e ceras epicuticulares em formato de filamentos em anzol. As células subsidiárias arqueiam-se sobre as células-guarda localizadas no nível da hipoderme. O mesofilo é isobilateral e compacto. Os feixes vasculares são colaterais com extensão de bainha esclerenquimática alcançando a hipoderme. Stegmatas possuem corpos silicosos esféricos e drusóides. A nervura mediana é adaxialmente projetada, apresentando espessa camada fibrosa que circunda os feixes vasculares, adjacente ao parênquima clorofiliano. Tecido de expansão estratificado ocorre na face abaxial, nos limites do mesofilo com a nervura mediana. Ráfides ocorrem apenas em B. capitata. Os feixes diminutos da nervura mediana circundam totalmente o anel fibroso somente em B. odorata. Além de diagnósticos, esses caracteres são úteis para corroborar a separação atualmente proposta.

anatomia vegetal; palmeiras; ráfides; taxonomia


Academia Brasileira de Ciências Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, 20030-060 Rio de Janeiro RJ Brasil, Tel: +55 21 3907-8100 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: aabc@abc.org.br