Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do efeito de reguladores de crescimento, pré-condicionamento, quebra de dormência e temperatura na germinação de sementes de Senna macranthera (Collad.) Irwin et Barn. (Caesalpiniaceae)

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

TÍTULO: Avaliação do efeito de reguladores de crescimento, pré-condicionamento, quebra de dormência e temperatura na germinação de sementes de Senna macranthera (Collad.) Irwin et Barn. (Caesalpiniaceae)

AUTOR(A): Marta da Silva Eschiapatti-Ferreira

DATA: 05/junho/ 1998

LOCAL: Universidade Federal de S. Carlos, Departamento de Botânica, São Carlos, SP

NÍVEL: Doutorado

BANCA EXAMINADORA:

Sônia Cristina J. G. de Andrade Perez - UFSCar (orientador)

José Antônio Proença Vieira de Moraes - UFSCar

João Juarez Soares - UFSCar

Massanori Takaki -UNESP, Rio Claro Giuseppina P. Lima - UNESP

RESUMO - Sementes de Senna macranthera foram submetidas a vários tratamentos para quebra de dormência, como imersão em ácido sulfúrico, água corrente e fervente, éter, acetona, choques térmicos e lixa. As sementes foram embebidas em Captan (0,2 %) e mantidas nas temperaturas de 6 a 39ºC. Imersão em ácido sulfúrico (50 minutos) foi o melhor tratamento para superar a dormência. A maior sincronização da germinação foi a 27ºC, e a maior taxa, a 21ºC. Nenhuma semente germinou a 6 e 39ºC. O menor valor de entropia informacional (2,77 bits) foi obtido a 27º C. Verificou-se o efeito de espermidina, ou giberelina (0, 25, 50, 100 e 250ppm) nas temperaturas de 9, 12, ou 15ºC. Quanto menor a temperatura, maior o efeito estimulante que os reguladores exógenos exercem, sendo as giberelinas mais eficientes. A concentração mais efetiva foi 50 e 25ppm, para espermina e giberelina, respectivamente. Sementes pré- condicionadas, colocadas imediatamente para germinar, sob estresse salino, apresentaram o mesmo comportamento que as não condicionadas. Após 15 dias de armazenamento, maior percentagem e velocidade de germinação foram registrados para sementes pré-condicionadas. Além disto, a tese engloba revisão sobre poliaminas.

Palavras-chave: mandiurana, estresse, reguladores, dormência, pré- condicionamento

Agência(s) financiadora(s): CAPES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jun 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br