Acessibilidade / Reportar erro

Influência do estiolamento e do ácido indolebutírico na formação de raízes do alporque de cajueiro Anão Precoce (Anacardium Occidentale L.)

O cajueiro é uma planta geralmente propagada por semente. Sua multiplicação vegetativa ainda não é comercialmente viável. Neste estudo os efeitos do estiolamento e do ácido indolebutírico (AIB) na formação de raízes do alporque da planta de caju foram investigados. O estiolamento foi realizado 30 dias antes do início do processo de alporquia. Por ocasião do anelamento do ramo, o AIB foi aplicado. Após 30 dias da realização da alporquia, os ramos já enraizados foram removidos da planta progenitora. Em seguida foram colocados em saco plástico na casa de vegetação sob condições de irrigação intermitente. Os resultados sugeriram um prévio estiolamento do ramo antes do processo de alporquia e uma aplicação de AIB, por ocasião do anelamento para, garantir a sobrevivência do alporque após o desmame.

Cajueiro; propagação vegetativa; alporquia; substância de crescimento


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br