Acessibilidade / Reportar erro

Caso 4/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

a11v78n4

Correlação Clínico-Radiográfica

Correlação Clínico-Radiográfica

Caso 4/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Dados clínicos - Lactente do sexo feminino com 21 meses de idade, apresentando cianose desde o nascimento com piora progressiva, associada a cansaço e baixo ganho ponderal. Ao exame físico, a cianose era acentuada (saturação de oxigênio variava de 41 a 78%), com taquipnéia discreta e pulsos normais. Pesava 7.730g, a freqüência cardíaca era de 130 bpm e a pressão arterial de 97/63mmHg. No precórdio, a 2a bulha era hiperfonética e auscultava-se sopro holossistólico intenso na borda esternal esquerda. O eletrocardiograma salientava sobrecarga de átrio esquerdo (onda P bífida na derivação D2 e negativa em V1) e de ventrículo direito (morfologia Rs com R: 34mm em V1 e qrS em V6. Onda T era negativa de V1 a V3). SÂP a +30o , SÂQRS a +160 o , SÂT a +60o.

Imagem radiográfica - Salienta nítido aumento do átrio esquerdo com duplo contorno na borda inferior direita, do ventrículo direito com ponta cardíaca elevada, arco médio retificado e trama vascular pulmonar congesta (fig. 1).


Impressão diagnóstica - É esta imagem diagnóstica? O discreto aumento da área cardíaca às custas do átrio esquerdo e do ventrículo direito, aliado à congestão pulmonar intensa orienta a cardiopatias obstrutivas do coração esquerdo, tipo estenose mitral.

Diagnóstico diferencial - Todas as outras cardiopatias obstrutivas esquerdas se exteriorizam da mesma maneira, como o cor triatriatum, estenose de veias pulmonares, membrana supravalvar mitral, hipoplasia mitral e fibroelastose restritiva de ventrículo esquerdo. Outros defeitos, como dupla via de saída de ventrículo direito, ventrículo único, estes associados à estenose e/ou à hipoplasia mitral também se exteriorizam de maneira similar.

Confirmação diagnóstica - Os elementos clínicos, como cianose, sopro de comunicação interventricular e sobrecarga ventricular direita no eletrocardiograma orientaram ao diagnóstico de dupla via de saída de ventrículo direito e estenose mitral com hipertensão pulmonar. O ecocardiograma confirmou o diagnóstico, estando os vasos lado a lado com a aorta à direita, com comunicação interventricular de 4mm, restritiva, hipoplasia mitral (9mm de diâmetro) anel tricúspide de 21mm, diâmetro diastólico de ventrículo esquerdo: 19mm e de ventrículo direito: 25mm. O átrio esquerdo era aumentado estando o septo interatrial abaulado para a direita. Havia hipertensão pulmonar (média de 66mmHg) e canal arterial grande de 8mm com shunt da direita à esquerda.

Conduta - Atrioseptostomia aliviou a hipertensão pulmonar e conseqüentes bandagem pulmonar e ligadura do canal arterial foram realizadas, com sucesso.

Editor da Seção: Edmar Atik

Correspondência: Edmar Atik – InCor – Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44 – 05403-000

São Paulo, SP – E-mail: conatik@incor.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jan 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2002
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br