Acessibilidade / Reportar erro

Arquivos e o novo Qualis da Capes

EDITORIAL

Arquivos e o novo Qualis da Capes

Fernando Bacal

Editor-chefe

Correspondência Correspondência: Fernando Bacal Av. Divino Salvador, 395 apt. 201, 2º andar - Planalto Paulista 04078-011 - São Paulo - SP Email: fbacal@cardiol.br

Temos presenciado nesses últimos anos, grandes mudanças e progressos nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. O aumento do encaminhamento de artigos originais oriundos de programas de pós-graduação, o número também crescente de citações de manuscritos publicados, a indexação no Thomson Scientific (antigo ISI) e, mais recentemente, a possibilidade de ter a nossa revista trilíngue, com a inclusão do idioma espanhol, nos propiciam esperar um futuro promissor para os Arquivos, principal veículo de publicação científica cardiovascular do país.

Com as mudanças do sistema de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), os Arquivos deverão enquadrar-se na categoria Qualis B3 (ver tabela). A faixa inclui as publicações que não possuem fator de impacto ainda publicado, mas com citação no PubMed.

Para esclarecimento de todos, o fator de impacto de um periódico é definido pelo Thomson Scientific ao final de dois anos da indexação, levando em conta o número de artigos publicados e sua relação com o número de vezes que foram citados. Isso, no caso dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, deverá ocorrer no início de 2010 quando, automaticamente, seremos posicionados na classificação Qualis B2.

O Qualis B2 faixa compreende os periódicos com fator de impacto entre 0,1 e 1,299. Por isso, a elevação para esse conceito só não foi possível agora, porque fomos incluídos recentemente ao sistema do Thomson Scientific e não temos ainda o fator de impacto definido.

Até 2011, a expectativa, pelos nossos cálculos, é que a publicação tenha fator de impacto entre 0,3 e 0,4, o que manterá os Arquivos no topo do ranking dos periódicos latinoamericanos sobre cardiologia.

Acreditamos que passar para esse patamar será um grande avanço e que, se continuarmos caminhando no sentido do aprimoramento constante, com a busca cada vez mais restritiva por artigos originais de qualidade, inclusive com publicações internacionais e com o apoio incondicional da comunidade científica cardiológica brasileira, poderemos sonhar, um dia, em estar entre os principais periódicos internacionais, o que continua sendo a meta dos nossos pesquisadores.

Temos notado uma receptividade cada vez maior dos coordenadores de programas de pós-graduação em cardiologia em relação aos Arquivos, incentivando seus pós-graduandos a priorizar o periódico. A criação desse círculo virtuoso, no qual a revista publica cada vez mais artigos de qualidade, na medida em que mais manuscritos de bom nível são encaminhados para processo de revisão, tornará cada vez mais atrativo e forte o nosso periódico.

Este não é um fenômeno que ocorre da noite para o dia. É fruto do trabalho e do esforço de vários editores que me antecederam, e que seguramente irão me suceder nesta trajetória.

Um abraço e obrigado a todos pelo apoio.

  • Correspondência:

    Fernando Bacal
    Av. Divino Salvador, 395 apt. 201, 2º andar - Planalto Paulista
    04078-011 - São Paulo - SP
    Email:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      17 Jul 2009
    • Data do Fascículo
      Jun 2009
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br