Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Nas últimas três décadas, a teoria lipídica da aterosclerose tem sido reconhecida e confirmada. Reduções dos níveis plasmáticos de LDL-colesterol (LDL-c) têm levado a um importante declínio na morbidade e na mortalidade de indivíduos com alto risco cardiovascular.

Estudos clínicos de prevenção primária e secundária com os agentes hipolipemiantes, em especial as estatinas, têm demonstrado resultados inequívocos quanto aos benefícios do tratamento das dislipidemias.

Esta gama de dados tem gerado um interesse cada vez maior na utilização das classes de drogas hipolipemiantes no sentido de tratar os pacientes, que de acordo com o risco cardiovascular, quanto mais elevado, têm metas lipídicas de tratamento, mais rígidas. Estudos recentes têm demonstrado que em relação ao LDL-c, especialmente para os pacientes de risco mais elevado, a máxima do “quanto mais baixo melhor” é verdadeira.

É nesse contexto que a obrigatoriedade de tratar pode levar a situações onde a relação “melhor resultado-menor risco” pode, eventualmente se perder. Na combinação de dois ou mais agentes hipolipemiantes, freqüentemente utilizada em pacientes com dislipidemia importante que não atingem as metas preconizadas com a monoterapia ou mesmo naqueles que desenvolvem intolerância às doses mais altas da medicação, por exemplo, existe uma probabilidade aumentada na interação entre as drogas e na ocorrência de eventos adversos relativos à combinação.

Assim, existe uma necessidade de se conhecer melhor a farmacocinética dos hipolipemiantes, as suas possíveis interações medicamentosas, as potenciais combinações entre as classes e o seu uso em situações especiais.

É nesse sentido que o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia edita este Suplemento intitulado “Segurança em Terapia Hipolipemiante” abordando temas que, sem dúvida, irão facilitar o uso seguro e implementar a custo-efetividade da terapia hipolipemiante na prática clínica.

Hermes Toros Xavier

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jan 2006
  • Data do Fascículo
    Out 2005
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br