Acessibilidade / Reportar erro

Papel do Internacional Journal of Cardiovascular Sciences na Ampliação das Publicações Brasileiras em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares

Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares; Prevalência; Publicações Periódicas como Assunto

O número de publicações científicas brasileiras no campo da Cardiologia e das Ciências Cardiovasculares em periódicos de indexação internacional, ao contrário de outras áreas da Medicina, se manteve praticamente estável nos últimos oito anos. Esta situação não espelha a elevação significativa do número de pesquisadores graduados e do número de pesquisas conduzidas nos diversos campos de atuação que compõem a nossa especialidade. Observamos atualmente o crescimento de nossos Programas de Pós-Graduação, bem como a abertura de novos centros de pesquisa com foco no estudo das doenças cardiovasculares em diversas universidades do país.

Por outro lado, apesar do aumento do número de periódicos internacionais em nossa área, com a criação de famílias de revistas vinculadas aos periódicos de maior expressão, a publicação de artigos brasileiros de maior impacto na área da cardiologia continua limitada. Além disso, não tivemos a incorporação de novas opções de revistas publicadas no Brasil no campo das ciências cardiovasculares, situação que dificulta o acesso dos pesquisadores brasileiros a divulgação científica de seus trabalhos. Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, periódico responsável pela divulgação de cerca de 20% das publicações nacionais indexadas em nossa área de atuação, consegue atualmente publicar apenas 25% dos artigos submetidos, dos quais em torno de 10% vem de centros de pesquisa estrangeiros.

A política seletiva de publicações dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia tende a elevar progressivamente o seu fator de impacto, que tem variado entre 1 e 1,2 nos últimos cinco anos, de acordo com os dados divulgados pelo Journal of Citation Report da Thompson Reuters. Na mesma direção, apontam os números de citações alcançados pelas nossas publicações, cuja progressiva elevação nos faz alcançar atualmente números médios semelhantes a países como Estados Unidos, México e Coreia do Sul. Sem dúvida, a melhor qualificação dos periódicos publicados no Brasil vai de encontro aos interesses dos programas de pós-graduação de nosso país, que necessitam de um periódico de melhor pontuação a nível internacional para a divulgação dos trabalhos decorrentes de dissertações e teses de doutorado. Por outro lado, a ocorrência deste fato limita a adequada divulgação dos trabalhos de muitos pesquisadores brasileiros pela dificuldade de acesso a outros meios de publicação.

Com base nesses fatos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) decidiu aumentar a sua atuação no campo das publicações científicas, incorporando um novo periódico em seu portfólio. A partir deste mês, o International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), publicação bimestral que vinha sendo desenvolvida pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, passou a ser conduzida pela nossa sociedade. Com este passo, a SBC visa ampliar a perspectiva e o alcance da ciência cardiológica brasileira, cujo impacto tem sido reconhecido pelas diversas Sociedades Internacionais e Estrangeiras, como atestam os numerosos trabalhos aceitos para apresentação nos Congressos e Reuniões Científicas mais importantes da especialidade.

O IJCS tem como objetivo a ampliação do número de artigos divulgados em nível internacional, servindo como um grande veículo não só de publicação da ciência cardiológica brasileira, mas também de integração da pesquisa brasileira com centros de pesquisa de países estrangeiros. O periódico já está em seu segundo ano de publicação, passando atualmente a ser indexado pelo SciELO, situação que lhe garante visibilidade em outras bases de dados internacionais, como o Web of Science e o ScienceOpen. Com a manutenção de sua periodicidade e com a incorporação da mesma qualidade editorial dos Arquivos, a nova revista deve alcançar a indexação no Pubmed e também no sistema Scopus dentro de 1 ano.

A ampliação da atividade editorial da SBC, além da incorporação do IJCS, deve ser complementada pela criação de um portal de periódicos científicos especializados na área das ciências cardiovasculares. Esta proposta tem como principal justificativa favorecer a interação entre os periódicos publicados no Brasil em nossa área de atuação, facilitando a publicação de editoriais, correspondências e artigos de revisão. Esta situação propicia a elevação dos fatores de impacto de todos os periódicos envolvidos, devendo ter como consequência a efetiva criação de um círculo virtuoso para a ciência cardiológica brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul 2016
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br