Acessibilidade / Reportar erro

PRINCIPAIS CONTROVÉRSIAS DO TRATAMENTO NÃO OPERATÓRIO DAS LESÕES CONTUSAS DO BAÇO

Introdução:

O tratamento não operatório das lesões traumáticas do baço é a modalidade de escolha nos pacientes com trauma abdominal contuso e estabilidade hemodinâmica. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a indicação do tratamento em determinado grupo de pacientes, assim como o seu seguimento.

Objetivo

: Atualizar o conhecimento sobre as lesões do baço.

Método:

Realizou-se revisão da literatura sobre o tratamento não operatório das lesões contusas do baço nas bases de dados: Cochrane, Medline e SciELO. Foram incluídos os artigos em línguas portuguesa e inglesa entre 1955 e 2014, utilizando os descritores "splenic injury, nonoperative management e blunt abdominal trauma".

Resultado:

Foram selecionados 35 artigos. A maioria dos trabalhos eran em grau de recomendação B e C.

Conclusão:

As lesões traumáticas do baço são frequentes e o seu tratamento não operatório apresenta tendência mundial. A literatura disponível não esclarece todos os aspectos deste tratamento. Elaborou-se sistematização de atendimento baseada nas melhores evidências científicas disponíveis para facilitar seu manejo.

Baço; Terapêutica; Ferimentos Não Penetrantes; Abdome; Hemorragia


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com