Acessibilidade / Reportar erro

QUANDO DEVE SER CONVERTIDA A GASTRECTOMIA VERTICAL LAPAROSCÓPICA PARA GASTROPLASTIA EM Y-DE-ROUX DEVIDO AO REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

RESUMO

Racional:

O refluxo gastroesofágico é uma das indicações mais comuns para a conversão da gastrectomia vertical (SG) em gastroplastia laparoscópica em Y-de-Roux (LRYGBP). Avaliações objetivas são necessárias para escolher o melhor tratamento definitivo para esses pacientes.

Objetivo:

Apresentar e descrever os achados objetivos da doença do refluxo gastroesofágico realizados antes da conversão do SG para o LRYGBP, a fim de apoiar a indicação cirúrgica.

Método:

Trinta e nove pacientes não respondedores ao tratamento com inibidores da bomba de prótons após SG foram incluídos neste estudo prospectivo. Eles não apresentavam sintomas de refluxo gastroesofágico, esofagite ou hérnia hiatal antes da SG. Endoscopia, radiologia, manometria, monitoramento de pH 24 horas foram realizados.

Resultados:

O tempo médio de aparecimento dos sintomas de refluxo foi de 26,8+24,08 meses (8-71). Esofagite erosiva foi encontrada em 33/39 pacientes sintomáticos (84,6%) e esôfago de Barrett em cinco (12,8%). A manometria e o teste de refluxo ácido foram realizados em 38/39 pacientes. A função alterada do esfíncter inferior do esôfago foi observada independentemente do grau de esofagite ou esôfago de Barrett. Em todos esses pacientes, foi detectado refluxo ácido patológico com escores elevados de DeMeester e % de tempo pH<4, mais significativo nos com esofagite grave e esôfago de Barrett. Anormalidades radiológicas SG foram observadas em 35 pacientes, principalmente dilatação da cárdia (n=18) e hérnia hiatal (n=11). Estenose gástrica foi observada em apenas seis pacientes.

Conclusão:

Pacientes com sintomas de refluxo e esofagite ou esôfago de Barrett após SG apresentam função do esfíncter esofágico inferior defeituosa e aumento do refluxo ácido. Esses sintomas e estudos objetivos apoiam a indicação de conversão para LRYGBP.

DESCRITORES:
Gastrectomia vertical; Refluxo gastroesofágico; Bypass gástrico

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com