Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO DA PERDA DE PESO APÓS SLEEVE E BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUX: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Introdução:

A cirurgia bariátrica é atualmente o tratamento padrão-ouro para o tratamento da obesidade não passível de controle clínico. As duas operações mais feitas são o bypass gástrico em Y-de-Roux e a gastrectomia vertical, e por isso tem sido foco de muita discussão.

Objetivo:

Comparar as duas técnicas em relação à perda de peso com pelo menos cinco anos de acompanhamento.

Métodos:

As buscas dos trabalhos foram realizadas nas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed, Embase, SciElo, Lilacs, Cochrane de 2001 (início da gastrectomia vertical) até 2018, usando os seguintes descritores: “sleeve” ou “sleeve gastrectomy” combinada com “gastric bypass” ou “Roux-en-Y gastric bypass”,“weight loss” e “clinical trial”. Critérios de inclusão foram: trabalhos com pacientes com idade entre 18 e 65 anos; ensaio clínico; comparação entre as duas técnicas; acompanhamento mínimo de cinco anos; desfecho com avaliação de perda de peso.

Resultados:

A busca inicial identificou 1940 artigos, destes 185 publicações foram identificadas como ensaios clínicos. Cento e quarenta e um foram excluídos devido a que 67 não compararem as duas técnicas, 57 não abordaram a perda de peso e 17 por serem artigos repetidos. Foram recuperados 44 estudos para uma análise mais detalhada, 36 deles foram excluídos devido ao seguimento menor que cinco anos e outro por comparar o minibypass gástrico. No total sete estudos foram incluídos na revisão sistemática; no entanto, não houve diferença estatisticamente significativa em três deles.

Conclusão:

O bypass gástrico teve perda de peso maior que a gastrectomia vertical em todos os trabalhos avaliados.

DESCRITORES:
Perda de peso; Obesidade; Cirurgia bariátrica; Bypass; Sleeve

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com