Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA DA CURCUMA LONGA NO TRATAMENTO DA COLITE DE DESUSO EM RATOS

RESUMO

Racional:

A colite de exclusão é ainda muito frequente em nosso meio, uma vez que a confecção de estomas é prática comum especialmente em situações de trauma. Em consequência, há necessidade de tratamento para a colite de desuso.

Objetivo:

Avaliar o efeito terapêutico da infusão retal de Curcuma longa (açafrão-da-terra) no segmento intestinal excluso de ratos.

Método:

Utilizou-se 18 ratos Wistar submetidos à colostomiae distribuídos em dois grupos: grupo controle, recebendo infusão intrarretal de solução salina (n=8) e grupo CL, recebendo infusão intrarretal de extrato de Curcuma longa (n=10). Após 21 dias de tratamento foram submetidos a eutanásia; o segmento intestinal excluso de trânsito intestinal foi ressecado e submetido a estudo histopatológico classificando-se os graus de inflamação e de congestão vascular.

Resultados:

Verificou-se média de inflamação 2,7 no grupo controle vs. 2,6 no grupo CL (p=0,3125), enquanto as médias de congestão vascular foram 2,3 e 2,1, respectivamente, nos grupos controle e CL (p=0,1642).

Conclusão:

A infusão intrarretal do extrato de Curcuma longa não foi capaz de minimizar o processo inflamatório ou a congestão vascular na colite de exclusão de ratos submetidos a colostomia.

DESCRITORES:
Curcuma, zingibereceae; Colite; Anti-inflamatórios; Ratos; Colostomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com