Acessibilidade / Reportar erro

UMA NOVA TÉCNICA DE GASTROSTOMIA CIRÚRGICA A PARTIR DE CONCEITOS DA GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA

Racional:

Até 1980, a técnica de Stamm era padrão para gastrostomia. Após introdução da técnica por via endoscópica, devido a sua eficiência e rapidez, rapidamente tornou-se método de escolha para acesso enteral prolongado.

Objetivo:

- Descrever uma técnica que combina a visualização direta do estômago pela laparotomia com a simplicidade e menor trauma oferecida pela gastrostomia endoscópica.

Método:

A técnica é laparotômica com o paciente em decúbito dorsal sob raquianestesia. Inicia-se com incisão pequena no epigástrio e tração do estômago através dela. Associa-se incisão de 3 mm em flanco esquerdo para punção com agulha permitindo a passagem de fio guia. A seguir, realiza-se perfuração punctiforme do estômago, apreensão do fio guia, conexão com sonda e tração percutânea com aproximação do estômago à parede abdominal sem necessidade de sutura em torno da sonda.

Resultados:

Vinte e oito pacientes foram submetidos à essa técnica com dispositivos usados pela endoscopia; seis apresentaram complicações locais menores, sem necessidade de reintervenção; não houve óbito.

Conclusão:

A gastrostomia cirúrgica com incisão mínima no estômago para exteriorização da sonda, utilizando dispositivos da gastrostomia endoscópica, mostrou-se segura, de fácil execução, menos traumática, mais rápida, simples e elegante.

Gastrostomia; Laparotomia; Nutrição enteral; Técnica cirúrgica


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com