Acessibilidade / Reportar erro

Hepatectomia sem cicatriz: extração do espécime por orifício natural depois de seccionectomia lateral esquerda

RACIONAL:

O uso da laparoscopia na cirurgia de fígado está bem estabelecida e considerada o padrão-ouro para pequenas ressecções. As ressecções laparoscópicas têm menor morbidade e melhor resultado estético, mas ainda requerem uma incisão para remover a peça cirúrgica. A possibilidade de retirar a amostra através de orifícios naturais e evitar incisão abdominal pode melhorar ainda mais os benefícios oferecidos pelos procedimentos minimamente invasivos.

OBJETIVO:

Descrever a técnica de extração transvaginal do espécime após seccionectomia hepática laparoscópica esquerda lateral.

MÉTODO:

A hepatectomia laparoscópica é realizada de forma padrão. Depois de completar a ressecção, a amostra é colocada dentro de um saco plástico de recuperação. Para a realização de extração, uma colpotomia vaginal é realizada, guiado por trocarte de 12 mm introduzido através da vagina. Em seguida, o saco é removido, puxando-o através da incisão estendida na parede posterior da vagina. Após a extração, a incisão da colpotomia é fechada por laparoscopia.

RESULTADOS:

Esta técnica foi realizada em uma mulher de 74 anos de idade, por lesão de 3 cm entre os segmentos 2 e 3 do fígado Ela teve recuperação rápida e sem complicações.

CONCLUSÃO:

Esta técnica parece ser viável, segura e evitar as complicações de uma incisão abdominal.

Hepatectomia; Laparoscopia; Orifícios naturais; Endoscopia cirúrgica; Procedimentos cirúrgicos; Neoplasias hepáticas


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com