Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem laparoscópica da fístula colecistocólica

INTRODUÇÃO:

A fístula colecistocólica é rara complicação das doenças calculosas do trato biliar. Sua apresentação clínica é variável e inespecífica, sendo o diagnóstico realizado, na maioria das vezes, incidentalmente durante o intraoperatório de sua causa base. A colecistectomia com fechamento da fístula é considerada o tratamento de escolha para a condição, sendo a videolaparoscopia cada vez mais reprodutível.

OBJETIVO:

Descrever a abordagem laparoscópica da fístula colecistocólica e ratificar a sua factibilidade mesmo diante da indisponibilidade de instrumentos mais específicos.

TÉCNICA:

Após dissecção da comunicação e secção do polo vesicular, a fístula é exteriorizada por uma cânula adequada e rafiada manualmente. Reintroduzido o segmento colônico na cavidade, a colecistectomia é realizada evitando-se a conversão do procedimento para a operação aberta.

CONCLUSÃO:

A videolaparoscopia para resolução de fístula colecistocólica é viável, com menor tempo de internação hospitalar e melhor pós-operatório quando comparada à laparotomia.

Fístula biliar; Fístula intestinal; Colelitíase/complicações; Colecistectomia laparoscópica


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com