Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de espécies fúngicas nas onicomicoses do idoso institucionalizado

FUNDAMENTOS:

As infecções fúngicas superficiais se correlacionam com o agente etiológico, a resposta imune do hospedeiro, o local da lesão e o tecido lesado, sendo causadas por dermatófitos, leveduras ou fungos filamentosos.

OBJETIVO:

O objetivo é isolar e identificar os agentes das onicomicoses em idosos institucionalizados.

MÉTODO:

A identificação dos fungos baseou-se nos resultados combinados do exame micológico, isolamento em cultura e da observação de microculturas sob microscopia de luz, do material subungueal e escamas interdigitais, coletado de 35 idosos com suspeita clínica de onicomicose e de um grupo controle (9 idosos com espaço interdigital e unhas saudáveis). Ambos os grupos eram institucionalizados em duas casas de assistência em São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

RESULTADOS:

As unhas raspadas apresentaram 51,40% de positividade. Os dermatófitos foram encontrados em 44,40% de isolados, sendo 27,78% identificados como Trichophyton rubrum e 5,56%, cada, como Trichophyton tonsurans, Trichophyton mentagrophytes e Microsporum gypseum. O segundo grupo mais frequente (38,89%) foi o de leveduras, identificadas como 16,67% Candida guilliermondii, 11,11% Candida parapsilosis, 5,56% Candida glabrata e 5,56% Trichosporon asahii. Um terceiro grupo exibia 16,70% fungos filamentosos, como Fusarium sp, Aspergillus sp e Neoscytalidium (5,56% de cada). Os raspados interdigitais exibiram positividade de 14,29%. Os agentes foram coincidentes com os fungos que causaram a onicomicose. No grupo controle, a Candida guilliermondii foi identificada no espaço interdigital em apenas uma pessoa.

CONCLUSÃO:

Empregando-se a combinação destes métodos de identificação, não houve diferença entre a etiologia da onicomicose dos idosos institucionalizados daquela relatada na literatura para a população em geral.

Arthrodermataceae; Fungos; Onicomicose; Saúde do idoso institucionalizado


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br