Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da depressão e ansiedade em cuidadores de pacientes pediátricos

FUNDAMENTOS:

A literatura tem demonstrado que a presença de distúrbios emocionais nos cuidadores de crianças com dermatoses influenciam no curso e tratamento da doença. A ansiedade e a depressão estão entre os diagnósticos psiquiátricos descritos, porém a maioria das publicações afere esta relação de forma indireta e não de escalas diretas para ansiedade e depressão.

OBJETIVO:

Avaliar a presença de ansiedade e depressão nos cuidadores de pacientes pediátricos com dermatite atópica, vitiligo e psoríase e correlacioná-las à qualidade de vida dos pacientes.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Amostra composta por 118 pacientes com dermatite atópica, vitiligo e psoríase acompanhados pelo principal responsável por seus cuidados diários. A avaliação da ansiedade nos cuidadores foi realizada através da Escala de Hamilton de Ansiedade e a depressão através do Inventário de Beck para Depressão. Foi aplicado o Índice de Qualidade de Vida na Dermatologia Infantil.

RESULTADOS:

Ansiedade foi verificada em 36% dos cuidadores do grupo de pacientes com dermatite atópica, em 36% do grupo com psoríase e 42% do grupo com vitiligo. Depressão ocorreu em 36% dos cuidadores de pacientes com dermatite atópica, 36% dos responsáveis pelos pacientes com psoríase, e em 26% dos cuidadores de pacientes com vitiligo. Observou-se uma correlação significativa entre a pior qualidade de vida dos pacientes com vitiligo e a presença de depressão e ansiedade nos seus cuidadores.

CONCLUSÃO:

Distúrbios emocionais tendem a estar presentes no nicho familiar de crianças portadoras das dermatoses crônicas estudadas, e que a prevenção pode auxiliar no controle e no tratamento destas doenças.

Ansiedade; Depressão; Dermatite atópica; Psoríase; Vitiligo


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br