Acessibilidade / Reportar erro

Uma nova concepção na dermatologia

EDITORIAL

Uma nova concepção na dermatologia

A dermatologia constitui especialidade médica com características muito peculiares, pois ainda é fortemente influenciada por sua origem de cunho morfológico. Insere-se, no entanto, cada vez mais no padrão observado nas demais especialidades clínicas, em que a pesquisa aplicada, seja clínica ou envolvendo áreas básicas correlatas, vem modificando intensamente o entendimento de sua fisiopatogenia e a aplicação de novas opções terapêuticas.

Uma das funções primordiais dos Anais Brasileiros de Dermatologia, como órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve ser também a capacidade de passar a caracterizar em seu conteúdo essa nova concepção. Convivendo com os sempre úteis e interessantes relatos de casos clínicos, peças importantes no dia-a-dia de qualquer dermatologista, devem figurar trabalhos de investigação clínica, laboratorial ou terapêutica com ampla perspectiva de uso prático ou que sinalizem novas abordagens para doenças já conhecidas. Os artigos de revisão devem versar sobre temas cujos conceitos a maioria de nós precisa rever, e a educação médica continuada precisa suscitar discussão a respeito do que de novo surgiu em nossa especialidade.

Seguindo essa delimitação, podemos destacar, neste número da revista, que os casos clínicos são bastante diversificados, variando das genodermatoses (síndrome de Goltz) às manifestações cutâneas desencadeadas por certos ácaros. Os artigos de revisão estão mais focalizados nas neoplasias cutâneas, incluindo o carcinoma basocelular, as proliferações histiocíticas e o melanoma. A educação médica continuada em dermatologia aborda as infecções por príons, questão de grande atualidade e premência na medicina atual e com reflexo direto na especialidade.

Os artigos de investigação têm a felicidade de incluir tanto um largo perfil da epidemia pelo vírus HIV no Brasil como subsídios para o estudo histopatológico das lesões ungueais e um estudo envolvendo o tratamento da alopecia areata com corticoesteróides tópicos. Essa diversificação de temas é também um retrato da grande amplitude de interesses da dermatologia, com toda sua complexidade e extensão.

Usando palavras de Peter Ward, um dos expoentes da moderna biologia, poderíamos dizer que o sucesso da dermatologia, "deve-se a sua capacidade única de invenção e reinvenção a cada dia".

Omar Lupi

Editor Associado

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Fev 2003
Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br