Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo da prevalência de sepse em pacientes internados nas enfermarias de dermatologia e de clínica médica

FUNDAMENTOS:

A sepse é causa comum de morbimortalidade em pacientes internados. A sua prevalência está aumentando significativamente em diversas partes do mundo. Pacientes internados em enfermarias de dermatologia apresentam extensas áreas de perda da barreira cutânea, além de uso frequente de corticosteróides sistêmicos, condições favoráveis ao desenvolvimento de sepse.

OBJETIVOS:

Avaliar a prevalência de sepse em pacientes internados em uma enfermaria de dermatologia e compará-la com a prevalência na enfermaria de clínica médica.

MÉTODOS:

Trata-se de estudo observacional transversal comparativo de análise de prontuários realizado na Santa Casa de Belo Horizonte. Foram coletados os dados de todos os pacientes internados em quatro leitos da clínica médica e da dematologia no período de julho de 2008 e julho de 2009. Foram analisados em busca da ocorrência de sepse, diagnósticos dermatológicas, comorbidades, tipos de patógenos mais associados e perfil de antibióticos mais utilizados.

RESULTADOS:

Foram analisados 185 prontuários e a prevalência de sepse entre os pacientes internados na enfermaria de dermatologia foi de 7,6% e na enfermaria de clínica médica 2,2% (p=0,10). Pacientes portadores de comorbidades, diabetes mellitus e neoplasias não demostraram maior ocorrência de sepse. O principal agente encontrado foi Staphylococcus aureus e os antibióticos mais utilizados foram ciprofloxacino e oxacilina. Houve significativa associação de sepse com o uso de corticosteróides sistêmicos (p<0,001).

CONCLUSÃO:

Torna-se claro que devem ser realizados estudos epidemiológicos mais amplos e acurados no Brasil sobre a sepse, para que os esforços na prevenção e no tratamento dessa grave doença possam ser direcionados de forma mais racional.

Dermatologia; Medicina interna; Sepse; Síndrome de resposta inflamatória sistêmica


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br