Acessibilidade / Reportar erro

Metástases cutâneas de carcinomas internos: revisão de 45 anos

FUNDAMENTOS:

metastases cutaneas não são muito frequentemente descritas na literatura e em geral como casos isolados, nossa observação se iniciou em 1981 tendo registrado todos os casos observados no periodo de 45 anos.

OBJETIVO:

apresentar a pesquisa e revisão de metastases cutaneas no período de 45 anos em pacientes do Hospital do Sevidor Publico Estadual de São Paulo.

MÉTODOS:

os dados foram coletados a partir do registro do Serviço de Anatomia Patologica.

RESULTADOS:

desde 1963 foram registrados 209 pacientes com metastases cutaneas de carcinomas internos, sendo que a região toracica anterior foi a mais acometida e em segundo plano a região abdominal. Cancer de mama foi o responsavel pela maioria dos casos em mulheres e pulmão nos homens.

CONCLUSÃO:

este estudo representa um numero significativo de casos, pois na pratica medica raramente são observadas metastases de carcinomas internos sendo que a grande maioria,principalmente por sua origem foi predominantemente representada pelos adenocarcinomas.

Carcinoma; Metástase neoplásica; Pele; Revisão por pares


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br