Acessibilidade / Reportar erro

CARTA AO EDITOR

Os Anais Brasileiros de Dermatologia publicaram trabalho de nossa autoria, no qual registramos a observação de dois pacientes com acantoma epidermolítico da região escrotal.1 Ao comentarmos estes casos, destacamos a pouca freqüencia de relatos de casos já registrados na literatura médica. Salientamos então a possibilidade da afecção estar sendo sub-diagnosticada, talvez por não estarem atentos para sua ocorrência, tanto dermatologistas como urologistas.

Ao terminamos aquela comunicação, informamos que era nossa intenção conduzir um estudo prospectivo, com protocolo, para avaliar qual seria a efetiva ocorrência do acantoma epidermolítico da região escrotal, em nosso meio. Com esse objetivo, programamos o exame metódico dos pacientes do sexo masculino que procuram o Ambulatório da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo.

Foi obtido o consentimento de 385 homens, consecutivamente matriculados, para terem sua região genital examinada, com esse objetivo, independente da queixa que havia motivado a consulta à Dermatologia. Além de buscar a informação desejada, foram anotados outros achados merecedores de registro.

Nenhum caso de acantoma epidermolítico foi detectado na região genital, na coorte examinada. Quanto a outros aspectos dermatológicos observados nos 385 pacientes, registramos angioqueratoma escrotal tipo Fordyce em 20 (5,19%), hirsuta corona pênis em 10 (2,59%), lúpia escrotal em 9 (2,33%) e mancha melânica de glande em 2 (0,51%).(Tabela 1)

REFERÊNCIAS

1. Proença NG, Michalany N. Angioqueratoma epidermolítico da região escrotal. An Bras Dermatol. 2006;81(Supl 3):S270 – 2.

Nelson Guimarães Proença

Ex-Professor Titular, atual Médico-Voluntário

Lauro Rodolpho Soares Lopes

Estagiário do Curso de Especialização

Rutsnei Schmitz Jr

Estagiário do Curso de Especialização

Trabalho realizado no Ambulatório da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br