Acessibilidade / Reportar erro

Mimetismo antigênico seguido de espalhamento de epítopos: agente desencadeador patogênico da morfologia clínica do líquen plano e de sua transição para a Síndrome de Graham-Little-Piccardi-Lassueur e para a ceratose líquenóide crônica - Hipótese médica ou realidade?

Análises das informações disponíveis na literatura que forneçam uma explicação precisa sobre a patogênese do Líquen Plano, assim como sobre sua transição para outras formas raras da doença, como Ceratose Liquenóide Crônica ou Síndrome de Graham-Little-Piccardi- Lassueur , são raras ou inexistentes. O curso cronológico da doença, conhecida na literatura como Líquen Plano, varia. Alguns pacientes desenvolvem Líquen Plano ou Líquen Nítido e não ha uma explicação lógica do por quê. Também não está claro por que alguns pacientes inicialmente desenvolvem lesões ulcerativas na área da mucosa e em apenas alguns deles essas lesões afetam a pele. Mimetismo Antigênico ou Espalhamento de Epítopos poderiam ser fatores patogênicos indutores em casos de Dermatoses Liquenóides, e também fatores responsáveis pela transição para a forma ulcerativa, exantematosa ou outras formas raras da doença. Espalhamento de Epítopos provavelmente não é o principal fator patogênico envolvido no Líquen Plano, mas um fenômeno de ocorrência posterior.Esse manuscrito analisa alguns aspectos patogênicos básicos e apresenta algumas hipóteses médicas sobre o quadro clínico heterogênico e a patogênese do Líquen Plano e de patologias da pele do tipo liquenóide. Essas patologias devem, em um futuro próximo, ser analisadas minuciosamente a fim de esclarecer vários dilemas que o dermatologista clínico tem de enfrentar.

Apoptose; Epitopos; Imunidade; Infecção; Líquen plano; Mimetismo molecular


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br