Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do tratamento com metformina e da natação nos níveis de visfatina em ratos com obesidade induzida por dieta com alto teor de gordura

Objetivo

: A visfatina é uma adipocina recentemente descoberta que contribui com as condições relacionadas à glicose e à obesidade. Até hoje, pouco se sabe da sua resposta à metformina, um agente sensibilizador de insulina, e ao exercício. Nosso objetivo foi investigar o impacto do tratamento com metformina e/ou da natação sobre a visfatina no soro e no tecido adiposo subcutâneo (TAS), tecido adiposo perirrenal (TAP) e músculo esquelético (ME) em ratos com obesidade induzida por dieta com alto teor de gordura.

Materiais e métodos

: Ratos Sprague-Dawley foram alimentados com uma dieta normal ou com alto teor de gordura por 16 semanas para o desenvolvimento de um modelo de obesidade. Os ratos do modelo de obesidade foram, então, randomizados para a metformina, natação ou terapia de combinação com metformina e natação, além do grupo controle de obesidade induzida por alto teor de gordura e do grupo controle normal. Cada grupo apresentava 10 ratos. Parâmetros zoométricos e glicêmicos, perfil lipídico e níveis de visfatina sérica foram avaliados no momento inicial e após seis semanas de tratamento. Os níveis de visfatina em TAS, TAP e ME foram determinados por Western Blot.

Resultados

: A metformina e a natação melhoraram o perfil lipídico e aumentaram a sensibilidade à insulina, com redução do peso corporal. Tanto a metformina quanto a natação levaram à regulação para baixo dos níveis de visfatina no TAS e TAP, enquanto a terapia de combinação apresentou os maiores benefícios, mas não foram observadas alterações nos níveis de visfatina no ME.

Conclusão

: Nossos resultados indicam que a regulação para baixo da visfatina no TAS e TAP pode ser um dos mecanismos pelos quais a metformina e a natação inibem a obesidade.

Endocrinologia; síndrome metabólica; adipocitocina


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br